• 13ª Conferência •
20 de junho de 2023

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Na tarde de terça-feira, 20 de junho de 2023, o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Boa Esperança do Iguaçu realizou nas dependências do Clube de Idosos a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Tendo como Tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A Conferencista convidada foi Margarete Misturini Dalla Costa, de Francisco Beltrão, formada em Economia Doméstica e que com vasta experiência na área social, palestrou no evento.

Na oportunidade foram discutidos cinco eixos:

Eixo 1 – Financiamento;

Eixo 2 – Controle Social;

Eixo 3 – Articulação Entre os Segmentos;

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos; e

Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda.

A abertura da Conferência foi feita pela Presidente do Conselho de Assistência Social – CMAS, Ivanir Moreira de Souza, com a presença de 103 conferencistas participantes.

O Prefeito Givanildo Trumi, que estava em evento em Foz do Iguaçu, foi representado pela Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas.

Em sua fala, Odilmara destacou e agradeceu a presença dos Secretários Municipais, Diretores, Assessores, Vereadores, Conselheiros do CMAS, Usuários dos Serviços da Secretaria / CRAS / Centro da Criança e Adolescente, representados pela Sra. Marli Salete Ribeiro dos Santos e demais Convidados(as) pela presença e participação.

O Presidente da Câmara Neri Valmir Borsa, acompanhados dos Vereadores Rubens Dreves e Salésio Dico Martendal, colocou a disposição de todos(as) a Câmara de Vereadores.

Após a apresentação do regimento interno, nos trabalhos em grupos foram elaboradas 32 propostas, que foram apresentadas e votadas pela plenária. Sendo as mesmas para sua implementação a nível municipal, estadual e federal.

Em seguida, foi feito a escolha do delegado(a) / suplente, tendo como critério ser trabalhador(a) do SUAS. A plenária aprovou Leonilda Begnini, Assistente Social do CRAS, delegada e Ivanete Rufatto Trindade, Secretária dos Conselhos e Assistente Social da Secretaria de Assistência Social, suplente. A Conferência Estadual da Assistência Social, será nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2023 em Cascavel.

Após, foram apresentados os novos membros do CMAS e respectivas representatividades e entregue homenagens aos Conselheiros 2021 / 2023 que deixaram suas funções.

Também foi servido a todos(as) os presentes coquetel de encerramento.

Ademir Ribeiro / Assessor de Imprensa, com Informações da Secretaria de Assistência Social e CRAS.

Fonte: Assessoria de Comunicação.