• Orientação: Trabalho Infantil •
23 de junho de 2023

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil 12 de Junho Teve Atividades Com Dezenas de Pais em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com os Fóruns Estaduais e suas entidades membros.

Em Boa Esperança do Iguaçu, os pais, mães, e/ou responsáveis pelos 240 alunos da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, receberam orientação sobre o tema durante reunião de país, nesta quinta-feira, 22 de junho de 2023. A psicóloga da área da educação do Município, Paula Carolina Colla, realizou fala de orientação sobre o tema. A abordagem feita pela profissional destacou as formas de trabalho proibidas para crianças e adolescentes, o que é diferente de ensinar atividades em casa e sob a supervisão dos pais e familiares.

A Presidente do Conselho Tutelar de Boa Esperança do Iguaçu, Jocene Ribeiro, lembrou que há alguns anos o Município registrava problemas com trabalho infantil relacionado ao plantio e produção de tabaco (Fumo), a cultura utiliza métodos de risco, como por exemplo alto grau de agrotóxicos. Felizmente esta cultura, foi praticamente erradicada no Município evitando problemas e danos a saúde de crianças, adolescentes e demais familiares que trabalham com essa atividade.

Ela lembrou ainda, que ensinar seus filhos e filhas, as atividades laborais de casa, é diferente de exploração de trabalho infantil, isso é obrigação dos pais, mães e/ou responsáveis, desde que não ofereçam perigo, risco a saúde, entre outros cuidados.

No Brasil, algumas formas mais comuns de atividades são: trabalho nos campos, trabalho nas ruas, trabalhos perigosos e insalubres, e exploração sexual – uma violência comum na qual crianças e adolescentes são utilizados para fins sexuais em troca de dinheiro, presentes ou favores, práticas com maiores incidências em maiores cidades.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação.