• Energias Renováveis •
01 de julho de 2023

Sistema de Geração de Energia Solar do Programa de Energias Renováveis Beneficia Produtores Rurais de Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do IDR do Município e da Família dos Produtores Rurais Gervásio e Tiago Michels.

A propriedade da família do produtor rural Gervásio Michels, de Boa Esperança do Iguaçu, foi uma das pioneiras a implantar o Sistema de Geração de Energia Solar Subsidiada Pelo Programa Banco do Agricultor – Energias Renováveis.

O sistema de geração de energia solar com painéis solares, foi instalado na propriedade do produtor Gervásio Michels, na última semana de dezembro de 2021, no local, na residência da propriedade em Linha Begnini, reside o filho do produtor Tiago Michels e família.

O Técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR Unidade de Boa Esperança do Iguaçu, Valdisio Candido Moreira, relatou que após a divulgação do programa no segundo semestre de 2021, a busca de informações a respeito do programa lançado pelo Governo do Estado do Paraná, aumentou consideravelmente.

Ele destacou que em setembro de 2021, o produtor citado, iniciou o processo de financiamento junto a Unidade do IDR – Paraná no Município. O investimento, foi no valor de R$ 39.000,00 mil reais.

O programa concede subsídio no financiamento a juro zero e prazo de 10 anos na aquisição do Sistema de Geração. Os recursos são operados pela Agência de Fomento do Paraná S.A e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e tem convênios com agentes financeiros que integram o Sistema Nacional de Crédito Rural – SNCR. No caso do produtor Gervásio Michels, o processo de crédito foi pelo Agente Cooperativa Sicoob.

A capacidade do sistema de geração na propriedade é de aproximadamente 1000 kw mês e atende além da casa na propriedade rural, a residência na Cidade em Boa Esperança do Iguaçu, ou seja, o sistema permite extensão para mais unidade desde que seja o mesmo CPF.

A elaboração do projeto e apoio técnico na operação foi feita pelo IDR – Paraná e Departamento de Agricultura do Município de Boa Esperança do Iguaçu, conforme destacou o Diretor Valmor Tessaro, que parabenizou o produtor pela iniciativa.

O mesmo sistema de geração também já foi implantado em propriedades nas Comunidades de São Luiz do Iguaçu e Cerro Azul, com a participação do Agente Banco do Brasil consolidando ainda mais a política pública de apoio e incentivo econômico ao empreendedor rural. É investimento sustentável ambientalmente e economicamente. Destacou o Prefeito Giva (Givanildo Trumi).

Os(as) interessados(as) em investir nesse projeto, podem buscar maiores informações junto ao IDR / Departamento de Agricultura do Município.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe do IDR no Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação.