• Festa do Colono e do Motorista •
25 de julho de 2023

Festa do Colono e do Motorista de Boa Esperança do Iguaçu Teve o Patrocínio da Cresol a Presença das Comunidades e do Grupo Minuano

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Vídeo e Foto Iguaçu - Valério Antônio Zorzan.

A Festa em homenagem aos Colonos e Motoristas de Boa Esperança do Iguaçu, realizada neste domingo 23 de julho de 2023, pela Administração Municipal e as Comunidades do Município, teve o patrocínio da Cooperativa Cresol e superou as expectativas dos organizadores.

Pela manhã, saindo às 08h e 30min, da Praça Municipal Maria Francisca da Silva, foi realizada a procissão e benção de veículos e máquinas agrícolas, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.

Em seguida às 10h foi realizada no Centro Social da Matriz uma gincana com a presença de 05 Comunidades. A gincana foi realizada a pedido das Comunidades, durante reunião com o Prefeito Giva e a Comissão Organizadora em maio desse ano.

Após a realização de 08 provas, a Comunidade de São Luiz do Iguaçu e Convidados levou o 1º Lugar, a Comunidade de Linha Vachin e Convidados ficou em 2º Lugar e o Grupo da Matriz e Convidados ficou em 3º lugar. Eles receberam bolo e chocolates para todo o grupo como premiação. As Comunidades ainda irão receber como lembrança uma foto feita no evento.

O almoço com a visita do Deputado Federal Paulo Litro e do Deputado Estadual Adão Fernandes Litro foi preparado e realizado nas barracas das comunidades e grupos. O Prefeito Giva (Givanildo Trumi), acompanhado da Primeira-Dama Zete (Cleonizete Totti Trumi), da Vice-Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas e do Ex Prefeito Claudemir Freitas visitaram cada uma das barracas e fizeram a foto com as comunidades e grupos participantes.

A tarde matinê show com o Grupo Minuano lotou o Centro Social da Igreja Matriz e embalou ao som da boa música a população da cidade, do interior do Município e de diversas outras cidades vizinhas.

DIA DO COLONO E DO MOTORISTA – FERIADO MUNICIPAL

O Dia do Colono e do Motorista, está previsto como feriado municipal de Boa Esperança do Iguaçu, de acordo com a Lei Municipal 006/1993, da data de 12 de fevereiro de 1993.

Foi criada para homenagear aqueles e aquelas que trabalham na terra e produzem o sustento da sua família, são fonte principal da economia de Boa Esperança do Iguaçu, do Paraná e do Brasil (Colonos/Agricultores) e ainda, para homenagear aqueles e aquelas que transportam nossa produção e nossa riqueza (Motoristas).

A todos(as) nesta data nosso respeito, nossa homenagem e nossa gratidão.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Comissão Organizadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação.