• Combate •
24 de abril de 2009

Iniciativa de Combate a Formiga Cortadeira é Realizada em Boa Esperança do Iguaçu

A iniciativa do curso de capacitação no combate a formiga cortadeira foi do Departamento Municipal de Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Agropecuária em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR – PR Escritório Regional de Francisco Beltrão.

Na abertura do Curso que foi realizado na Comunidade de Fazenda Veroneze / Vai Quem Quer o Prefeito Claudemir Freitas lembrou da importância da iniciativa e que a mesma deve ocorrer também nas demais comunidades visto que o combate a formiga deve ser compromisso de todos.

Já a Diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente Loire B. Francischini lembrou que existe iniciativa inclusive na AMSOP a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná que congrega 42 Municípios e o assunto é preocupação de todos.

O Diretor do Departamento de Agropecuária Valmor Tessaro fez na ocasião um breve relato dos trabalhos daquele setor e ainda de outros treinamentos em diversas áreas que estão sendo programados em parceria com o SENAR e agradeceu Sr. Neri Munaro Chefe do Escritório Regional do SENAR em Francisco Beltrão.

Os produtores além do material entregue pelo SENAR / FAEP também receberam almoço e lanches organizados pela equipe dos Departamentos Municipais. Os em torno de 15 produtores elogiaram a iniciativa e disseram que a mesma é muito válida mas, que é uma batalha a ser feita por todos os produtores do Município.

A obrigatoriedade do combate e do controle pode tornar-se lei municipal foi o que registrou o Vereador Olindo Scariot Bianchini presente, o mesmo foi reforçado pelo Secretário Municipal de Administração Antonio Bianchini que como Presidente do Conselho de Pastoral da Comunidade cedeu o espaço do Centro de Pastoral da Comunidade para a realização do treinamento. Preocupação esta também demonstrada pelo Técnico do Departamento de Agropecuária Valmor Antonio Bittencourt.

O treinamento foi ministrado pelo Instrutor do SENAR Edson Zucchi e teve como preocupação repassar aos participantes a forma correta de combater e controlar a formiga cortadeira nas suas mais diversas espécies.