• Segurança Alimentar •
26 de julho de 2023

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Com o Tema Erradicar a Fome e Garantir Direitos Com Comida de Verdade, Democracia e Equidade, a Administração Municipal de Boa Esperança do Iguaçu, realizou a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu na quarta-feira, 19 de julho de 2023, com início às 13hs, no Clube de Idosos do Município.

Foram debatidos três eixos temáticos:

Eixo 1 - Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional.

Eixo 2 - Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada.

Eixo 3 - Democracia e participação social.

A Palestrante e Conferencista foi Danieli Marcolina, Nutricionista da Cidade de Nova Prata do Iguaçu.

Presentes, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, o Direto do Departamento de Agricultura, Valmor Tessaro, a Secretária de Educação, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, o Vereador Rubens Dreves, que Representou a Câmara de Vereadores e o Técnico do IDR-Paraná, Valdisio Candido Moreira.

A abertura da Conferência, foi feita pelo Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, Rafael José Gava, Secretário Municipal de Planejamento. Que conforme Lei Municipal 303/2014 e Decreto2.626/2020, através do Edital 001/2023, de 11 de julho de 2023, convocou a presente Conferencia e nomeou a Comissão Organizadora.

Também participaram da Conferência, o Chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, SEAB de Dois Vizinhos, Adão Carlos dos Santos, acompanhado pela Técnica da SEAB Rita de Cássia Menegon Kapasi e Cristielen Rizzon Massaroli, também da SEAB e Coordenadora do CORESAN.

Após a leitura e votação do regimento e da palestra magna, foi realizado debate e elaboração de quase 20 propostas, que foram apresentadas e votadas na plenária final, tratando de segurança alimentar e nutricional.

Foram escolhidos ainda, os delegados titulares e suplentes para participar em 24 de agosto de 2024, da conferência regional em Dois Vizinhos.

A Secretária de Assistência Social, Odilmara, apresentou ainda os membros do Conselho Municipal CONSEA, entregou lembranças e apresentou as novas entidades e os novos conselheiros que farão parte na próxima gestão do Conselho. E convidou todos(as) para coquetel de encerramento.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Comissão Organizadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação.