• II Fórum da Criança •
14 de agosto de 2023

II Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente é Realizado em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe da Secretaria de Assistência Social.

Na sexta-feira, 14 de julho de 2023, foi realizado em Boa Esperança do Iguaçu, o II Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Convocado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, através do Edital N. 003/2023, de 07 de julho de 2023, o II Fórum foi realizado na Câmara de Vereadores, entre às 13:30 e às 17:00 horas.

O II Fórum Municipal teve como Tema: Crianças e Adolescente – A prioridade absoluta em questão e a prevenção e enfrentamento da violência através da rede de proteção, o direito à participação e à escuta; e o direito à convivência familiar e comunitária.

Já a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, foram abordados pela Palestrante Maria Tereza Chaves, Pedagoga e Assistente Social. Uma fala muito importante com relação aos direitos e deveres dos conselheiros do CMDCA e do Conselho Tutelar foi feita por ela, enfatizando os Artigos do ECA como um instrumento norteador do trabalho de um conselheiro tutelar.

A abertura foi feita pela Presidente do CMDCA Franciele Goularte, que saudou a presença de todos e agradeceu os Conselheiros (as) que fizeram parte do Conselho nos 2 anos do mandato da atual diretoria, no período de 2021 à 2023.

O Prefeito Givanildo Trumi, agradeceu a presença de todos(as) e destacou o trabalho do Conselho da Criança e do Adolescente, o trabalho realizado pelo Conselho Tutelar do Município e pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.

A Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, destacou a presença de todos no evento, agradeceu de forma especial aos conselheiros do CMDCA, às Conselheiras Tutelares e as pessoas que representavam no ato a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente no Município. Odilmara também registrou a presença das candidatas e dos candidatos ao Conselho Tutelar.

A Palestra Compreendendo e Atuando em Rede, foi realizada pelo Assistente Social, Fábio Tomasetto. O início da sua fala foi com uma pergunta / provocação, o que seria a Rede? Lembrou dos desafios para atuação em rede, sobre a escuta especializada e destacou documentos e ações importantes para a construção da política pública para crianças e adolescentes.

Após foi servido coquetel e entregue lembranças de participação.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Assistência Social.

Fonte: Assessoria de Comunicação.