• Autismo •
25 de agosto de 2023

Autismo e Inclusão Foi Tema de Encontro da Equipe da Educação em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e Fotos da Internet em Sites Que Tratam do Assunto.

Na quinta-feira 17 de agosto de 2023, na Secretaria Municipal de Educação de Boa Esperança do Iguaçu, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – o Autismo, foi tema de reunião da Equipe de profissionais que atuam na educação do Município.

Das 08:00 às 12:00h, a Equipe da Secretaria Municipal de Educação, da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna e do Centro Municipal de Educação Infantil CMEI Criança Esperança, estiveram reunidas para tratar sobre este importante tema.

Autismo e Inclusão a Importância da Adaptação dos Conteúdos Didáticos Para Alunos Autistas, foi abordado pela Secretária de Educação Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto e Equipe da Secretaria, pela Direção das Unidades Educacionais, pelas Equipes Pedagógicas das Unidades Educacionais e pela Psicóloga da Equipe.

Recursos Pedagógicos para Trabalhar em Sala de aula, Atividades que Estimulam a Aprendizagem, Estratégias para Auxiliar no Processo de Aprendizagem do Autista, entre outros tópicos foram abordados.

As atividades são parte do Pré-Conselho a ser realizado pela Equipe neste mês de agosto.

AUTISMO

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

Os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta. A condição acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino, e as causas são multifatoriais, com grande influência genética, mas também com participação de aspectos ambientais. Algumas outras condições podem acompanhar o TEA, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, epilepsia e deficiência intelectual, essa com ampla variabilidade.

O tratamento do TEA é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolvem equipe multidisciplinar. Os principais objetivos do tratamento são melhorar a funcionalidade social e as habilidades de comunicação e reduzir comportamentos negativos e não-funcionais e, assim, contribuir significativamente para a qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus familiares/cuidadores. Sabe-se que o tratamento precoce tem grande impacto no prognóstico. Ambientes com acessibilidade, educação inclusiva, programas de suporte e a inclusão no mercado de trabalho têm contribuído substancialmente para a melhora da qualidade de vida desta população. No Brasil cerca de 150 mil novos casos acontecem a cada ano.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação.