• Amamentação: Agosto Dourado •
03 de setembro de 2023

A Importância da Amamentação Foi Tema de Encontro da Campanha Agosto Dourado em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos Feitas Pela Equipe da Secretaria de Saúde.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1992, num encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Destacou a Secretária de Saúde, Jéssica Biavatti, na abertura do encontro na Biblioteca Pública Antônio Rafael da Silva de Boa Esperança do Iguaçu, às 14hs, na terça-feira, 29 de agosto de 2023.

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribuiu para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre a mãe e o bebê. Especialistas sugerem que a amamentação deve continuar até os dois anos ou mais. Relataram a Técnica de Enfermagem Marivani Ramos da Silveira, Coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu e a Enfermeira Gláucia de Souza, que juntamente com a Fisioterapeuta Silmara Ficagna, auxiliaram na organização da atividade com a Equipe.

A cor dourada, está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o UNICEF cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade, destacaram a Enfermeira, Alana Boing e o Médico da Família Dr. Bruno Santana Nogueira.

O Ministério da Saúde mantém no mês de agosto a Campanha Nacional “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”. O evento anual, tem a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Lembrou a Vice-Prefeita, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, que representou o Prefeito Giva que estava em Viagem a Curitiba. Ela finalizou agradecendo a presença das mães, e das futuras mamães.

Amamentação, Rede de Apoio, Paternidade Participativa, foram temas da palestra do encontro que busca incentivar a amamentação. Vanessa Viana, Enfermeira, Coordenadora da Comissão Interna de Aleitamento Materno do Hospital Regional, palestrou sobre estes importantes temas.

O encontro encerrou com entrega de lembranças, à palestrante e às participantes e coquetel.

 

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação.
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2016 2.768
IDH 0,741
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Demétrio Pinzon, 16 - Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3537-1208
comunicacao@boaesperancadoiguacu.com.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual