• Ato Cívico 7 de Setembro •
07 de setembro de 2023

Ato Cívico Alusivo ao 7 de Setembro Nos 201 Anos de Independência do Brasil Realizado em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Na manhã desta terça-feira, 05 de setembro de 2023, de forma antecipada, foi realizado Ato Cívico Alusivo ao 7 de Setembro – Independência do Brasil das Colônias de Portugal.

Na Praça Municipal Maria Francisca da Silva, às 08h e 30min, foi feito o hasteamento oficial das bandeiras, a execução dos hinos e os pronunciamentos do Prefeito Municipal Givanildo Trumi e Convidados.

O Brasil comemora 201 anos da sua independência, no 7 de setembro de 2023.

A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre o então Reino do Brasil e Portugal, que ocorreu no período de 1821 a 1825, colocando em violenta oposição as duas partes. O registro do Dia da Independência, foi em 07 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, no hoje Estado de São Paulo. O Grito do Ipiranga, por Dom Pedro I, foi a forma como ficou registrado na história.

A elevação dos pavilhões das bandeiras, foi feita pelo Prefeito Giva, Bandeira Nacional, pela Vice-Prefeita, Odilmara Terezinha Dreves Freitas a Bandeira do Estado do Paraná e pelo Vereador – 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara, Rubens Dreves, a Bandeira do Município de Boa Esperança do Iguaçu. Presentes ainda, o Vereador Volnei Armando Tessaro e a Vereadora Marilene Biavatti.

O Prefeito Giva em sua fala, acompanhado da Primeira-Dama Cleonizete Totti Trumi, Diretora do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, agradeceu o trabalho na organização do Ato Cívico à Diretora Municipal de Cultura, Cleci Cavalli da Rocha, a Secretária Municipal de Educação, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, a Diretora da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, Sandra Maria Martins da Rocha, a Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, Ediane Paula Raupp Maria e a Diretora da Escola Raio de Luz da Apae, Dalva Biavatti dos Santos e respectivos professores, equipes, funcionários e alunos.

O Prefeito também agradeceu os Secretários(as), Diretores(as), Assessores(as), Servidores Públicos, representados pelo Secretário de Governo Ivair Dreves, ainda, os participantes das empresas e a população presente no Ato Cívico alusivo ao 7 de Setembro.

A apresentação cultural foi realizada pela Equipe da Guarda Mirim de Dois Vizinhos, entidade que atende crianças de 12 a 18 anos, em contraturno escolar, desde 1994.

O Maestro da Fanfarra é Jack Sassá, estava com um grupo de aproximadamente 35 alunos(as) da Banda Fanfarra. A Guarda Mirim tem na Direção Gilberto da Silva, Coordenação Cristiane Zuchello e Administrativo Christianna Petri.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação.