• Café Com o Prefeito Giva •
12 de setembro de 2023

Café Com o Prefeito Giva do Mês de Setembro Recebeu Artistas e Artesãos de Boa Esperança do Iguaçu Para Cadastro e Projetos

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Na quarta-feira, 06 de setembro de 2023, o Prefeito Givanildo Trumi, recebeu na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva do Município, artistas e artesãos de Boa Esperança do Iguaçu.

O Prefeito Giva, estava acompanhado da Vice-Prefeita, Odilmara Terezinha Dreves Freitas e receberam para o café da manhã, artistas da música dos mais diversos segmentos musicais, da dança, do artesanato e de outros segmentos da arte.

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi), registrou que o Projeto Café Com o Prefeito, tem como objetivo aproximar a comunidade, as pessoas, da Administração Municipal. E que os artistas estavam sendo convidados, em virtude de um recurso que foi viabilizado através de um edital de 2022, do Governo Federal, que repassou ao Município mais de 50.000 mil reais, que serão através de edital repassados aos artistas e artesãos do Município.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, elogiou o projeto Café Com o Prefeito Giva e a sua iniciativa em prestigiar nossos artistas que neste momento poderão ter inclusive incentivo financeiro para se profissionalizar ou para custear a sua arte, concluiu.

Presente no encontro, o Agente Regional de Cultura do Sudoeste, Gabriel Elvas, de Francisco Beltrão (Músico, Produtor de Eventos, Com Atuação na Área da Cultura), que representou a Secretaria de Estado da Cultura SEEC do Paraná. Repassando aos presentes a importância do cadastramento e do atendimento aos critérios deste programa e de outros que estão em fase de implantação (Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo). Ele destacou ainda, que o Paraná, foi dividido em 07 Macrorregiões Histórico-Culturais e que a Regional do Sudoeste abrange 44 Municípios.

CADASTRO DE ARTISTAS DO MUNICÍPIO EM ANDAMENTO

A Diretora Municipal de Cultura Cleci Cavalli da Rocha, registrou aos presentes, a importância do cadastramento municipal de artistas para dar sequencia e se habilitar no futuro para receber recursos. Podendo se habilitar nas seguintes categorias:

MÚSICA: combinação harmoniosa e expressiva de sons.

ARTES CÊNICAS: relacionadas aos segmentos de teatro, performance, circo e ópera.

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS: compreendendo o desenho, escultura, colagem, pintura, gravura, litogravura, serigrafia, xilogravura, gravura em metal, bem como a criação ou reprodução mediante o uso de meios eletrônicos cibernéticos ou artesanais.

ARTESANATO: arte de confeccionar peças, objetos ou produtos manufaturados, não seriados e de pequena escala sem o auxílio de máquinas sofisticadas de produção.

DANÇA: relacionada aos movimentos rítmicos do corpo, conduzidos ou não por música.

MANIFESTAÇÕES POPULARES E FOLCLORE: conjunto de manifestações típicas transmitidas de gerações a gerações, traduzindo conhecimento, usos, costumes, crenças, ritos, mitos, lendas, fantasias, alegorias, cantorias, culinária, brinquedos populares, literatura oral e folguedos populares.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: procedimento de resgate restauro, revitalização e conservação dos bens tangíveis e intangíveis, material e imaterial, de relevância histórica, artística, arquitetônica, ambiental, arqueológica, paleontológica, documental, incluindo pesquisas, difusão e divulgação.

CINEMA, VÍDEO E MULTIMEIOS: linguagens artísticas e documentais, relacionadas respectivamente com a produção de filmes cinematográficos ou videográficos, do registro de som e imagens, obedecendo a um roteiro determinado.

Link Para o Cadastramento: https://forms.gle/nJzTC8i29Gdn8a3o8

Após a conversa com o Prefeito Giva, todos foram convidados ao café da manhã.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe do Departamento de Cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação.