• Manutenção de Pulverizadores •
14 de setembro de 2023

Realizado em Boa Esperança do Iguaçu Curso de Operação e Manutenção de Pulverizador em Parceria Com o Senar Paraná

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do Departamento de Agricultura, da Equipe do IDR - Paraná e dos Participantes.

Entre os dias 04 a 08 de setembro de 2023, foi realizado em Boa Esperança do Iguaçu, curso para aperfeiçoamento da operação e manutenção de pulverizadores.

Participaram do curso 13 produtores rurais, das diversas Comunidades de Boa Esperança do Iguaçu, conforme registrou, Valmor Tessaro, Diretor do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo.

O curso foi ministrado pelo instrutor Rafael Kentaro Okano e foi viabilizado com apoio do Sindicato Rural de Dois Vizinhos, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR Paraná, Escritório Regional de Francisco Beltrão. Destacou o Técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR Paraná, no Município, Valdisio Candido Moreira, parceiro da organização do curso.

Nas aulas teóricas e práticas, o participante conhece as normas para o trabalho seguro com máquinas e agrotóxicos, a manutenção, a aferição das condições de funcionamento, a calibragem do pulverizador, os cuidados ambientais, dentre outros assuntos. Registrou Emerson Paladini, Presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Boa Esperança do Iguaçu, parceiro na organização do curso.

Na inspeção dos pulverizadores o objetivo é orientar os agricultores / produtores rurais que usam o implemento nas atividades da propriedade, principalmente grãos, a absorverem conhecimentos no que diz respeito as boas práticas de aplicação de produtos fitossanitários. Durante os cinco dias foram inspecionados 5 pulverizadores, dos participantes do curso, sendo um por dia, com a participação de mais dois participantes em cada propriedade visitada. O curso beneficiará uma área aproximada de 130 hectares o que representa 2.2% da área mecanizada com grãos no Município

Na prática, a inspeção trata dos filtros do pulverizador, espaçamento entre os mesmos, vazamentos, deriva, indicador de nível mangueira, altura da barra, velocidade de trabalho, taxa de aplicação, pontas de pulverização, pressão de trabalho e condições meteorológicas adequadas. Com isso, o produtor participante do curso tem a oportunidade de aplicar o conhecimento e realizar o uso correto desses equipamentos. Ganhos econômicos e ambientais são obtidos se utilizados os equipamentos e produtos com eficiência, de forma correta e com isso a melhora na qualidade de vida do produtor e da sua família.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe do IDR Paraná e do Departamento de Agricultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação.