• Paraná Amigo da Pessoa Idosa •
06 de outubro de 2023

Prefeito Giva e Vice Odilmara Participaram em Curitiba a Convite do Governador de Ação do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa

Texto Ademir Ribeiro e Texto e Fotos da Agência Estadual de Notícias do Paraná AEN/Pr.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta terça-feira 03 de outubro de 2023 a lei estadual 21.685/2023, que garante a reserva de passagens rodoviárias intermunicipais gratuitas ou com desconto para pessoas com 65 anos ou mais. A nova legislação faz parte de uma série de medidas anunciadas pelo Estado voltadas aos idosos paranaenses, que incluem a transferência de recursos para os municípios para acolhimento aos idosos, a criação de uma Central Judicial específica para a terceira idade e um programa de incentivo ao turismo da melhor idade.

Participaram do evento que reuniu todo o Estado do Paraná, em Curitiba, o Prefeito Givanildo Trumi, a Vice-Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas e o Ex Prefeito Claudemir Freitas.

O Paraná é um Estado Amigo da Pessoa Idosa, sendo o Estado com maior número de Cidades Amigas da Pessoa Idosa e com isso politicas e ações voltadas ao atendimento e a melhoria na qualidade de vida da pessoa estão sendo implantadas e desenvolvidas.

No encontro em Curitiba várias ações foram anunciadas pelo Governador Ratinho na Semana do Dia Internacional da Pessoa Idosa 1º de Outubro. Nesta mesma data o Brasil também celebra 20 anos da criação do Estatuto do Idoso.

A terça-feira, 03 de outubro, foi um dia muito especial para as pessoas idosas do Paraná. Um pacote de ações, foram anunciadas pelo nosso Governador Ratinho Jr. confira:

Sanção da Lei de gratuidade da passagem transporte rodoviário intermunicipal para as pessoas idosas;

Anúncio da criação da Central Judicial do Idoso;

Lançamento do Projeto Viaja 60+; e

Anúncio de repasses de recursos para os municípios na ordem de R$ 10 milhões de reais.

Agradeço a todos que puderam participar, destacou a Deputada Leandre, Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.

Veja no link a seguir a matéria completa do evento / Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Agência Estadual de Notícias AEN/Pr.

Fonte: Assessoria de Comunicação.