• Encontro: Dia da Pessoa Idosa •
25 de outubro de 2023

Dia Nacional da Pessoa Idosa Foi Tema de Encontro Animado no Clube de Idosos de Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe da Secretaria de Assistência Social e CRAS do Município.

Na quarta-feira, 18 de outubro de 2023, foi realizado encontro em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa (Dia do Idoso), pela Equipe da Secretaria de Assistência Social e do CRAS de Boa Esperança do Iguaçu.

No Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida do Município, com início às 13hs e 30 min e com a presença de dezenas de participantes, o 1º de Outubro foi comemorado de forma muito animada. Conforme registrou a Secretária Municipal de Assistência Social, a Vice-Prefeita, Odilmara Terezinha Dreves Freitas.

Os presentes, participaram de atividades recreativas e de lazer, com a Personal do Município, Flávia Dreves, que realiza as atividades de ginástica com o grupo de idosos, nas segundas e quartas-feiras, à tarde e também assistiram a uma apresentação de dança com os alunos(as) do Centro da Criança e do Adolescente do Município.

Na abertura o Prefeito Givanildo Trumi, agradeceu a presença de todos no encontro de homenagens, falou da importância da data 1º de Outubro Dia Nacional e Dia Internacional, para lembrar de todas as pessoas idosas, aqueles e aquelas que tanto já fizeram por suas famílias, pela sua comunidade, pelo seu Município e pelo País. O Prefeito Giva, finalizou agradecendo a equipe organizadora e destacou a participação do Grupo de Idosos nas atividades de ginástica na segunda e quarta-feira de cada semana. A Personal Trainer do Município, Flávia Dreves tem realizado um excelente trabalho e é visível a satisfação de todos e de todas que participam.

DIA NACIONAL DA PESSOA IDOSA

Dos 215 milhões de brasileiros, mais de 33 milhões são pessoas idosas, ou seja, que tem 60 anos ou mais.

Para lembrar a importância dessa população e de seus direitos é celebrado em 1º de Outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A comemoração foi instituída em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na Resolução 45/106 e no Brasil e comemorado na mesma data o Dia Nacional da Pessoa Idosa.

Os direitos dos idosos estão garantidos na Constituição Federal, que, em seu Artigo 230, define que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida. O Estatuto da Pessoa Idosa, Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003, afirma essas garantias e define a legislação brasileira que trata da pessoa idosa.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da equipe da Secretaria de Assistência Social e CRAS.

Fonte: Assessoria de Comunicação.