• Desastre: Inundações •
29 de outubro de 2023

Temporal Causa o Maior Desastre em 60 Anos em Boa Esperança do Iguaçu Neste 28 de Outubro

Texto Ademir Ribeiro e Fotos Feitas Pela Equipe de Administração e Pela População Durante a Ocorrência.

A população do Município de Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste do Estado do Paraná, enfrentou o maior desastre natural em 60 anos, neste sábado 28 de outubro de 2023.

Registros históricos e relatos pessoais, demonstram que o Município enfrentou grandes enchentes em 1963, quando ainda era território e pertencia ao Município de Dois Vizinhos, do qual foi desmembrado conforme Lei 5.259, de 13 de janeiro de 1966.

Naquela época, bem menos habitado, consequentemente os danos foram muito menores.

Neste sábado, a chuva chegou por volta das 05h e 30min da manhã, tendo sido acionado o alerta na população por volta das 08h e 30min e passado a enfrentar alagamento na área urbana por volta das 09h e 40min.

A partir desse horário, em aproximadamente 40min tudo o que se encontrava em ambas as margens do Rio Boa Esperança (Rio Mico) estava coberto por lama e pela água.

Foram atingidas 44 residências danificadas ou destruídas (Urbano e Rural), 16 empresas danificadas ou destruídas e 01 órgão público (Secretaria de Viação e Obras) bastante danificado.

Com a ocorrência da enxurrada e do alagamento, 09 pessoas estão desabrigadas, 164 ficaram desalojadas e toda a população do Muncípio 2.450 pessoas, da área urbana ou rural foram afetadas de alguma forma.

Foram registrados danos em estradas rurais, pontes foram danificadas ou destruídas na cidade e no interior, danos em vias de asfalto e calçamento, danos em calçadas e tubulação, danos na área agrícola e pecuária, além dos danos nas residências e em prédios públicos, conforme levantamentos primários já feitos pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, que tem como Coordenador Ademir Ribeiro e Equipe de Administração.

REDE DE SOLIDARIEDADE

Após o alerta dado pelo Prefeito Giva (Givanildo Trumi), que mesmo estando em período de férias, já nas primeiras horas da manhã, chamava a atenção em grupos de WhatsApp de que chovia muito nas localidades por onde o rio passa acima da cidade e havia a possibilidade de rompimento de açudes, imediatamente a equipe de administração foi pra rua e toda a população se mobilizou de forma nunca vista antes para ajudar quem estava precisando.

A Prefeita em Exercício, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, registrou o apoio e empenho de toda a equipe da administração, secretários, diretores, assessores, servidores, vereadores e população da cidade, empresários e população do interior que conseguiu vim até a cidade para ajudar as famílias que sofriam a inundação.

As equipes, atuaram na retirada de móveis e objetos pessoais dessas famílias e das empresas atingidas, se mobilizaram para recolher doações e ajudar essas pessoas e se mobilizaram no domingo 29 de outubro e nesta segunda-feira 30 de outubro de 2023, para a limpeza dos locais (residências, comércios e prédios públicos).

A rede de voluntários que se criou através dos grupos de WhatsApp nunca se viu no Município, para atuar na limpeza, higienização e lavagem das roupas das famílias atingidas, com local para as pessoas que precisaram passar a noite, alimentação e doação de roupas e agasalhos.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Ainda no sábado foi feita a Decretação de Situação de Emergência pela Prefeita em Exercício Odilmara T. Dreves Freitas, conforme Ocorrência 471 de 28/10/2023, registrado no SISDC – Sistema da Defesa Civil do Paraná. Entre a sexta-feira 27/10 e o domingo 29/10/2023, choveram 419 milímetros,  sendo quase 250 milímetros somente no sábado 28/10, muito acima da média para o período.

Neste momento a equipe trabalha no levantamento dos danos e na busca por ajuda humanitária junto ao Governo do Estado do Paraná e junto ao Governo Federal.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação.