• Ajuda Humanitária - Colchões •
07 de novembro de 2023

Defesa Civil do Paraná Entregou 100 Colhões Para Atender as 44 Famílias Atingidas Pelas Inundações em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe da Secretaria de Assistência Social / CRAS e da Internet no Site da Defesa Civil do Paraná - www.defesacivil.pr.gov.br

Na segunda-feira 30 de outubro de 2023, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, através da Unidade Regional da Defesa Civil de Francisco Beltrão, entregou 100 colhões para atender de forma emergencial as famílias atingidas de forma direta com a ocorrência de enxurradas / inundações em Boa Esperança do Iguaçu.

Na manhã de 28 de outubro de 2023, a população da cidade de Boa Esperança do Iguaçu, em especial as famílias residentes nas imediações do Rio Boa Esperança (Rio Mico), foram atingidas por fortes enxurradas, que destruiu tudo o que encontrou pela frente em ambas as margens do rio.

Foram atingidas 44 famílias, 19 comércios, com danos na agricultura, avicultura e enormes danos a estrutura pública.

Foram destruídas 15 pontes, sendo a principal na Avenida Demétrio Pinzon e a ponte em Nossa Senhora do Carmo que dá acesso ao Município de Salto do Lontra (Único Acesso com o Município Vizinho), além de outras 13 pontes em madeira em todas as Comunidade de Boa Esperança do Iguaçu.

Houveram danos ainda, em calçamentos no interior, asfalto, calçadas, bueiros e galerias pluviais, além dos danos na Secretaria de Viação e Obras que ficou submersa.

A Prefeita Municipal em Exercício Odilmara Terezinha Dreves Freitas e o Prefeito Givanildo Trumi, decretaram situação de emergência no Município, conforme Decreto Municipal N. 3.059, de 02 de novembro de 2023.

A decretação de Situação de Emergência, foi homologada pela Defesa Civil Estadual, conforme Decreto Estadual N. 3.902, de 06 de novembro de 2023, assinado pelo Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

Com relação a ajuda humanitária, um dos primeiros contatos foi feito pela Primeira-Dama do Município, Cleonizete Totti Trumi, junto a Primeira-Dama do Paraná Luciana Saito Massa, que imediatamente orientou o encaminhamento junto a Defesa Civil do Paraná, para liberar colchões que haviam em estoque na Regional de Francisco Beltrão.

Além da entrega dos colchões, uma corrente de solidariedade, arrecadou roupas, calçados, móveis, alimentos, utensílios de cozinha e muitos voluntários ajudaram a administração municipal, mas de forma especial ajudaram as pessoas atingidas, com suas doações e com seu trabalho, gratidão a todos(as).

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunica e Coordenador da Defesa Civil Municipal – COMPDEC.

Fonte: Assessoria de Comunicação.