• Projetos Com a Itaipu •
27 de novembro de 2023

Prefeito Giva Anunciou Que Recursos Buscados Junto a Itaipu Pra Boa Esperança do Iguaçu Recebeu Parecer Favorável

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Assessoria do Consórcio dos Municípios do ProCaxias.

Nesta semana, na quinta-feira 23 de novembro de 2023, o Prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi, destacou a informação de que o recurso que vem sendo buscado junto a Itaipu Binacional e que vai atender diversos projetos do Município, recebeu parecer favorável para serem atendidos.

PRIMEIRO ENCONTRO

O atual presidente do Consórcio ProCaxias, Prefeito Carlinhos Turatto, de Dois Vizinhos, mobilizou e realizou reunião sobre esta parceria na noite de quinta-feira, 20 de abril de 2023, juntamente com os demais prefeitos que fazem parte da entidade. O objetivo desse encontro, que ocorreu nas dependências do Restaurante Águia, localizado no Município de Nova Prata do Iguaçu, foi tratar de diversos assuntos de interesse comum ao desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios que integram o Consórcio ProCaxias.

Prefeito Giva, participou acompanhado do Secretário de Planejamento, Rafael José Gava e durante a reunião com o Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, foi entregue um ofício solicitando apoio para a implantação de um projeto de reconstrução e aprimoramento da infraestrutura básica dos municípios que fazem parte do Consórcio. O objetivo é melhorar o sistema de infraestrutura viária por meio de mão de obra colaborativa entre os municípios, equipamentos e maquinários próprios deste Consórcio Público, supervisionando os custos operacionais e ampliando a eficiência dos serviços.

O diretor da Itaipu, por sua vez, afirmou que os pedidos serão cuidadosamente avaliados, mas destacou a importância da readequação das estradas e da conservação do solo para atender às demandas de melhoria. Para garantir a durabilidade das obras e fortalecer a contenção de água, principal causador da retenção, a Itaipu exige que sejam cumpridas as medidas de conservação do solo. O diretor solicitou aos prefeitos que considerem essas exigências para que as melhorias nas estradas possam ser realizadas de forma eficaz e sustentável.

Além dos Prefeitos dos Municípios do Consórcio ProCaxias, foi registrado no encontro, a presença de vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, presidentes de entidades e da Deputada Estadual Luciana Rafagnin.

O Presidente do Sindicatos dos Agricultores Familiares de Boa Esperança do Iguaçu, Emerson Paladini, destacou que na mesma data, em 20 de abril de 2023, participou de reunião com a Deputada Luciana Rafagnin (PT) e com o Diretor da Itaipu Carboni quando apresentaram demandas de interesse do Município de Boa Esperança do Iguaçu, juntamente com outras entidades da região. O encontro foi pouco antes da reunião do Diretor com os Prefeitos.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Secretaria Municipal de Planejamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação.