• Conferência •
29 de maio de 2009

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a 1ª Conferência Municipal da Educação

Diretora do Dpto Ivanilde Vachin e Palestrantes Su
O Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Boa Esperança do Iguaçu realizou no último dia 22 de maio a 1ª Conferência Municipal da Educação.

O Evento aconteceu nas dependências do Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida do Município e segundo a Diretora do Departamento Municipal contou com a presença de mais de 100 participantes.

Os conferencistas Professores Valtenor Hang – APP Sindicato e Susana Louneri – Núcleo Educacional de Francisco Beltrão trataram sobre os 06 eixos que norteiam os trabalhos das Conferências Municipais, Intermunicipais que acontece em Dois Vizinhos em 08 de junho de 2009, em seguida as Conferências Regionais, Estadual e Nacional da Educação - CONAE.

O inicio da Conferência Municipal foi as 14:00 horas e após as palestras foram divididos os participantes em 06 grupos para a elaboração e discussão das propostas que serão encaminhadas a Conferência Intermunicipal. Logo após foi feito plenária para discussão das mais de 30 propostas apresentadas pelos grupos de trabalho de acordo com os eixos e ao final foi servido coquetel aos participantes.

Os temas tratados foram os seguintes:
I – Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: Organização e Regulação da educação nacional. Responsável pelo grupo Dione Ribeiro – Pedagogo do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu.
II – Qualidade da Educação, gestão democrática e Avaliação. Responsável pelo grupo Professora Rosane R. G. Resende Diretora da APAE.
III – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. Responsável pelo grupo Pedagoga Ivonete Duarte Rufatto.
IV – Formação e valorização dos profissionais da educação. Responsável pelo grupo Leonice Rufatto Diretora da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna.
V – Financiamento da educação e controle social. Responsável pelo grupo Professor Osnir Raupp.
VI Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. Responsável pelo grupo Professor Osnir João Alves.

O Prefeito Claudemir Freitas cumprimentou seu Vice Ervino Alberton, Vereadores, todas as pessoas ligadas a educação e participantes e disse que a participação de todos os segmentos sociais nas conferências, se faz fundamental para a consolidação de uma atuação integrada entre o Estado e a Sociedade, por um regime de colaboração , entre os entes federados, os sistemas de ensino, os movimentos sociais e as instituições educativas.