• Revisão do Plano Diretor •
04 de dezembro de 2023

Plano Diretor do Município de Boa Esperança do Iguaçu Está Sendo Revisado Com Apoio da Equipe da Farol 14 Consultoria

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Os trabalhos para a Revisão do Plano Diretor do Município de Boa Esperança do Iguaçu, iniciaram em 02 de março de 2023, com a avaliação e em junho de 2023, com o Decreto N. 3.116, de 20 de junho de 2023, do Prefeito Givanildo Trumi, nomeou a Equipe Técnica Municipal ETM atual. A equipe anterior havia sido nomeada em 2010, quando da criação do Plano Diretor Municipal.

Em 06 de julho de 2023, foi realizada Reunião Técnica na assinatura do contrato de prestação de serviços e Reunião Técnica Preparatória às 08:00h, na Câmara de Vereadores, com a participação do Prefeito, da Equipe de Consultoria e Equipe Técnica Municipal. Conforme destacou Rafael José Gava, Secretário Municipal de Planejamento.

A pauta da reunião nesse dia foi a assinatura do contrato de prestação de serviços pelo Prefeito Givanildo Trumi e Diretor da Empresa Farol 14 Consultoria, José Francisco de Góis, além de definir procedimentos e metodologias para realização da Revisão do Plano Diretor Municipal, principalmente da 1ª fase. Registrou o Secretário de Administração Valcir Paim de Andrade.

Oficina Técnica, para Avaliação do Desempenho do Planejamento e Gestão Urbana do Município, aconteceu às 9:00h desse mesmo dia 06/07/2023. Com a participação da Equipe de Consultoria, Equipe Técnica Municipal e Representantes do Poder Executivo do Setor de Convênios, Projetos e Obras.

Já às 11hs, tendo como pauta: Avaliação da Execução das Diretrizes, Proposições, PAI e do Desempenho do Planejamento e Gestão Urbana do Município desde o último Plano Diretor em 2010, foi realizada Reunião Técnica de Capacitação, também com a presença da Equipe de Consultoria, Equipe Técnica Municipal e Representantes do Poder Executivo do Setor de Convênios, Projetos e Obras. Conforme destacaram, Dra. Alessandra Jerônimo Paganini, Procuradora Jurídica do Município e Taini Necker, Engenheira Civil do Município.

Na parte da tarde, tendo como pauta: Metodologias e Modelos de Relatório das Secretarias Municipais, foi realizada Reunião Técnica de Capacitação, às 13h e 30min. Tendo como participantes, a Equipe da Consultoria Farol 14, a Equipe Técnica Municipal, Representantes do Setor de Engenharia e Planejamento e demais representantes das Secretarias que ficaram encarregados do levantamento de dados. Registrou a Vice-Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas.

Nos meses que se seguiram, foi realizado o diagnóstico e o mapeamento e levantamento de dados por parte da Equipe Técnica Municipal.

Já a empresa Farol 14 Consultoria, contratada através de licitação, apresentou em 09 de agosto de 2023, o documento da 1ª fase da revisão do Plano Diretor, atendendo neste, todas as alterações solicitadas pela Equipe até o momento.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe Técnica Municipal e da Empresa Farol 14 Consultoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação.