• Audiência Pública da Saúde •
26 de fevereiro de 2024

Investimento em Saúde no 3º Quadrimestre de 2023 Ultrapassou 2 Milhões de Reais em Boa Esperando Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu realizaram Audiência Pública Para Prestação de Contas das atividades referentes ao 3º quadrimestre de 2023.

Na Câmara de Vereadores, às 15hs e 30min, na sexta-feira, 23 de fevereiro, com a presença do Prefeito Givanildo Trumi, da Vice-Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos de Souza, da Secretária de Saúde Jéssica Biavatti, dos Conselheiros de Saúde, Secretários, Diretores e Assessores Municipais, Vereadores e Convidados foi realizada a prestação de contas conforme determina a legislação.

Foram investidos na saúde da população do Município acima de 2.05 milhões de reais (R$ 2.055.621,11), ou seja 21,35% do orçamento no período de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 – Portanto, no 3º quadrimestre de 2023, o setor de saúde investiu esse montante na saúde dos munícipes.

Do Valor de R$ 2.055.621,11 milhão de reais, R$ 524.053,28 mil reais (25,49%) vieram do Sistema Único de Saúde (SUS) / Ministério da Saúde e R$ 1.151.195.22 milhão de reais (74,51%) são recursos próprios investidos pela Prefeitura na Saúde.

Em seguida conforme determina a Lei Federal 141/2012, em especial o contido no Art. 36, incisos I, II e III, a Secretária de Jéssica Biavatti apresentou os números que são extraordinários, registre-se, dada a população do Município e a quantidade de atendimentos. Atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades atendidas no Município e em outras Cidades, em especial Francisco Beltrão, no Centro Regional de Especialidades – CRE, além de Cascavel, Pato Branco, Curitiba e outras cidades.

Gastos com pessoal, profissionais, energia, água, transporte, telefone, internet, contratações, medicamentos, entre diversos outros, foram explicados detalhadamente a todos os participantes que estavam presentes, convidados a conhecer, discutir e tirar dúvidas com relação a todas as informações apresentadas da área da saúde do Município.

No relatório, número de consultas, atendimentos, quantidade de medicamentos dispensados a população, exames realizados, trabalho realizado pelos grupos de trabalho e equipes internas.

DENGUE

Foi repassado aos presentes, a situação da dengue no Brasil em situação extremamente grave, a questão na dengue no Paraná, a situação grave da doença em Municípios vizinhos e o trabalho que vem sendo feito pela equipe em Boa Esperança do Iguaçu, para se evitar a todo custo uma epidemia de dengue.

O trabalho será intensificado na fiscalização junto à população para que também estes façam a sua parte no cuidado com criadouros do mosquito que causa a doença.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação.