• Audiência Pública do Executivo •
12 de março de 2024

Finanças e Contabilidade Prestaram Contas e Avaliaram Metas em Audiência do Executivo de Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

O Executivo de Boa Esperança do Iguaçu através da Secretaria de Finanças e do Departamento de Contabilidade realizaram Audiência Pública Quadrimestral de Avaliação do Cumprimento de Metas Fiscais, na sexta-feira 23 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, às 16hs, quando foram apresentados os números e o trabalho referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, ao 3º quadrimestre do ano de 2023.

A Audiência dá transparência ao trabalho feito para a população do Município, visa atender o disposto no art. 9º, parágrafo 4º da Lei 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal e art. 166 parágrafo 1º da Constituição Federal do Brasil. Na ocasião foi feito a leitura do Relatório de Gestão Fiscal do 3º Quadrimestre de 2023 apresentando a situação contábil do Município pelo Contador Edson José Guizoni Necker.

Presentes, o Prefeito Givanildo Trumi, a Vice-Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas, Secretários e Diretores Municipais, Vereadores e Convidados que acompanharam a audiência aberta a questionamentos e perguntas a todos os presentes. O Prefeito Giva falou da importância da realização da audiência, do acompanhamento das finanças municipais e fez um breve resumo do andamento dos serviços na administração.

Um dos cuidados da Administração e uma curiosidade da população é o gasto com relação ao quadro de pessoal, sendo que no período, foram gastos 37,86% do orçamento o que por lei pode chegar a 54% do orçamento. E ainda o gasto com o Poder Legislativo que pode ser usado até 6% do orçamento, chegando, portanto, a 60% do orçamento o gasto com pessoal o que estamos portanto, bem abaixo do limite legal, dentro da normalidade.

O Município apresenta superávit financeiro e orçamentário, considerando as contas programadas para pagamento e está portanto, em perfeita ordem e de acordo com a legislação pertinente, seja ela, Municipal, Estadual, Federal e as Orientações do Tribunal de Contas.

Na Audiência a presença do Secretário Municipal de Finanças, Edenilso José Ogliari que em conversa com esta Assessoria reiterou a importância da participação da população para o conhecimento e acompanhamento das finanças do Município, da arrecadação e dos investimentos feitos.

O Contador Edson José Guizoni Necker, relatou que a Prefeitura está com as contas em dia, salário do funcionalismo pago, bem como repassado 26,87% para a educação e 21,35% do orçamento para a saúde, por lei devem ser destinados, 25% para educação e 15% para saúde. Vale lembrar que os relatórios são publicados no Portal da Transparência no Site da Prefeitura Municipal www.boaesperancadoiguacu.pr.gov.br para conhecimento público. E ainda no site do Diário Oficial Eletrônico do Município.

Já a arrecadação total do Município nos últimos 12 meses (Janeiro à Dezembro de 2023), somou R$29.682.357,57 milhões de reais.

É importante destacar ainda, que Boa Esperança do Iguaçu, perdeu durante o ano de 2023, o montante de R$2.562.473,01 milhões de reais do FUNDEB, entre o valor que contribuímos e o valor que recebemos de volta do Fundo Educacional. Em virtude de lei federal criada, para equiparar a educação em todo o Brasil, contribuímos com valor muito maior do que aquele que recebemos de retorno.

 

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Secretaria de Finanças e do Departamento de Contabilidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação.
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2022 2.455
IDH 0,700
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Demétrio Pinzon, 16 - Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3191-1364
comunicacao@boaesperancadoiguacu.com.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual