• Embalagens de Agrotóxicos •
15 de março de 2024

Campanha Recolheu Quase 12 Mil Quilos de Embalagens de Agrotóxicos de 421 Propriedades em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do Departamento Municipal de Agricultura.

A Equipe do Departamento de Agricultura de Boa Esperança do Iguaçu, em Parceria com o Setor de Meio Ambiente, realizou nos dias 11 e 12 de março de 2024, a Campanha Anual de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos no Município.

A parceria na realização da Campanha é firmada com a Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste do Paraná - ARIAS, com Sede em Francisco Beltrão.

Na parceria, ainda, o apoio do Instituto Água e Terra – IAT do Governo do Paraná, Regional de Francisco Beltrão.

Essa iniciativa, que reúne em sua realização todos os elos da cadeia produtiva da agricultura, faz parte do Sistema Campo Limpo, Programa Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas. No Brasil, o Sistema Campo Limpo, é Coordenado pelo INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens). Este instituto é mantido pelas indústrias de produtos agroquímicos e empresas que vendem esses produtos.

Na Região Sudoeste do Paraná, essas ações da ARIAS e do Sistema Nacional Campo Limpo são desenvolvidas pela Empresa Sudoeste Preservado, com Sede em Francisco Beltrão.

O Prefeito Givanildo Trumi, destacou o empenho da Equipe do Departamento Municipal de Agricultura, na divulgação da campanha e no apoio a empresa que coleta o material e aos órgãos de apoio.

Valmor Tessaro, Diretor do Departamento de Agricultura, que está de atestado em virtude de cirurgia, agradeceu toda a sua equipe pelo trabalho realizado na campanha. Lembrou ainda que a empresa que faz o recolhimento das embalagens, passou a multar os produtores que devolverem acima de 03 embalagens sem fazer a tríplice lavagem.

BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU

Em 2023, foram recolhidas 10 toneladas de embalagens de agrotóxicos, onde foram retiradas das propriedades (Galpões, paiol, depósitos) quase 6.000 mil embalagens.

Neste ano de 2024, 421 produtores rurais, agricultores / agropecuaristas, devolveram quase 12 toneladas de embalagens de agrotóxicos.

A Campanha Anual de Recolhimento de Embalagens, atende a Lei Federal 9.974/2000, que prevê que todas as embalagens de defensivos agrícolas devem ser devolvidas aos órgãos responsáveis por preservar o meio ambiente. A ação evita que essas embalagens descartadas de forma incorreta, possam poluir a água, o solo e o ar. Além de ocupar espaço de armazenamento nas propriedades.

Assessoria de Comunicação, Com Informações do Boletim de Coleta do Sudoeste Preservado.

Fonte: Assessoria de Comunicação.