• Projeto de Combate ao Bullying •
19 de abril de 2024

Bullying Além de Algo Errado e Feio é Crime, Prefeito Giva Recebeu Alunos e Equipe do Projeto Escolar em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do Projeto.

Na manhã de quarta-feira 17 de abril de 2024, o Prefeito Givanildo Trumi de Boa Esperança do Iguaçu, recebeu em seu Gabinete na Prefeitura, alunos e equipe do Projeto de Combate ao Bullying da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna.

Os alunos e a professora estavam acompanhados da Secretária Municipal de Educação, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto.

A Professora Angélica Antunes Correa de Souza, relatou que durante o ano letivo de 2023, observaram a ocorrência frequente de bullying na nossa escola, por esse motivo, ainda em 2023 iniciaram o projeto, com o intuito de modificar essa realidade e tornar a escola um espaço mais seguro para nossas crianças. Nosso trabalho iniciou com os alunos, explicamos para eles o que é bullying, quais são as formas que ele acontece e também as consequências a curto e longo prazo. Também produzimos cartazes e distribuímos pela escola falando sobre a importância de combater esta forma de violência.

A Psicóloga Paula Carolina Colla, que também atua no projeto, destacou que neste ano de 2024 foi dado um novo passo criando a LIGA ANTI-BULLYING, essa liga será formada por alguns alunos do 4º e 5º ano dos que foram convidados e aceitaram esse desafio de nos auxiliar nessa missão de agentes transformadores da nossa realidade.

A Diretora Sandra Maria Martins da Rocha, destacou que o projeto é realizado em um horário contraturno ao da aula nas quartas-feiras no período da noite, inicialmente era realizado na Biblioteca Pública Municipal Antonio Rafael da Silva e a partir do mês de maio será realizado na Escola Municipal. Sempre contando com o apoio dos pais.

Após a conversa com o Prefeito Giva no Gabinete, os alunos e alunas receberam mimos e relataram a importância do Projeto de Combate ao Bullying.

7 de abril, é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

A data foi instituída em 2016, por meio da Lei nº 13.277, relacionada à tragédia que ocorreu em 2011, quando um jovem de 24 anos invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, e matou 11 crianças.

O bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, conforme definido pela Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe do Projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação.