• Audiência Pública da Saúde •
05 de junho de 2024

Investimento em Saúde no 1º Quadrimestre de 2024 Ultrapassou 2.1 Milhões de Reais em Boa Esperando Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu realizaram Audiência Pública Para Prestação de Contas das atividades referentes ao 1º quadrimestre de 2024.

Na Câmara de Vereadores, às 16hs, na quarta-feira, 29 de maio, com a presença do Prefeito Givanildo Trumi, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos de Souza, da Secretária de Saúde Jéssica Biavatti, dos Conselheiros de Saúde, Secretários, Diretores e Assessores Municipais, Vereadores e Convidados foi realizada a prestação de contas conforme determina a legislação.

Foram investidos na saúde da população do Município acima de 2.1 milhões de reais (R$ 2.108.587,86), ou seja 18,67% do orçamento no período de janeiro, fevereiro, março e abril de 2024 – Portanto, no 1º quadrimestre de 2024, o setor de saúde investiu esse montante na saúde dos munícipes.

Do Valor de R$ 2.108.587,86 milhões de reais, R$ 334.327,58 mil reais (15,86%) vieram do Sistema Único de Saúde (SUS) / Ministério da Saúde e R$ 1.774.260,28 milhão de reais (84,14%) são recursos próprios investidos pela Prefeitura na Saúde.

Em seguida conforme determina a Lei Federal 141/2012, em especial o contido no Art. 36, incisos I, II e III, a Secretária de Saúde Jéssica Biavatti apresentou os números que são extraordinários, registre-se, dada a população do Município e a quantidade de atendimentos. Atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades atendidas no Município e em outras Cidades, em especial Francisco Beltrão, no Centro Regional de Especialidades – CRE, além de Cascavel, Pato Branco, Curitiba e diversas outras cidades.

Gastos com pessoal, profissionais, energia, água, transporte, telefone, internet, contratações, medicamentos, entre diversos outros, foram explicados detalhadamente a todos os participantes que estavam presentes, convidados a conhecer, discutir e tirar dúvidas com relação a todas as informações apresentadas da área da saúde do Município.

No relatório, número de consultas, atendimentos, quantidade de medicamentos dispensados a população, exames realizados, trabalho realizado pelos grupos de trabalho e equipes internas.

DENGUE

Foi repassado aos presentes, a situação da dengue no Brasil em situação extremamente grave, a questão na dengue no Paraná, a situação grave da doença em Boa Esperança do Iguaçu e o trabalho que vem sendo feito à meses pela equipe em nosso Município, para se evitar a todo custo uma epidemia de dengue.

A sobrecarga sobre a equipe de saúde foi imensa, pior que na pandemia do coronavírus, as pessoas vinham buscar exame e atendimento, precisavam de acompanhamento e diversos retornos durante a doença, sobrecarregando toda a estrutura no período de dezembro/2023 até este momento.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação.