• Cultura: Lei Paulo Gustavo •
05 de agosto de 2024

Espetáculo de Dança Com Incentivo da Lei Paulo Gustavo Recebeu 368 Convidados em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Vídeo e Foto Iguaçu - Valério Antônio Zorzan.

Na quarta-feira 24 de julho de 2024, uma belíssima apresentação de dança encantou 368 convidados(as) no Centro Social da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Boa Esperança do Iguaçu.

A apresentação cultural, foi realizada pela Agente Cultural, Inara Caroline Savighago Ltda, que realizou a capitação de recurso através da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo de Incentivo a Cultura e em conformidade com os Decretos 11.525/2023 – Decreto Paulo Gustavo e Decreto 11.453/2023 – Decreto de Fomento, além de regulamentos municipais. Conforme registrou Cleci Cavalli da Rocha, Diretora Municipal de Cultura.

A Professora de Dança Inara Caroline Savighago, apresentou projeto para apresentação de dança que foi após aprovado no Termo de Execução Cultural N. 04/2024. Ela, com o auxílio da bailarina Sarah Julie Pretto e de outros 24 profissionais, encantaram os participantes com o espetáculo de Dança Flicts – História de Uma Cor.

O valor captado e investido no projeto apresentado foi de R$6.500,00 (Seis mil e quinhentos reais) para custear toda a apresentação (Figurino, profissionais, local, material, equipamentos e etc).

A Lei Complementar 195, criada em 2022, pelo Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, previa a destinação de recursos para o setor de cultura e buscava auxiliar os produtores de cultura a enfrentar o período de pandemia causada pelo Corona Vírus, onde a classe passou a enfrentar ainda mais dificuldades em trabalhar produzir. Em seguida, a partir de 2023 o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguiu fomentando a cultura e a regulamentação da Lei Paulo Gustavo.

Na frente de honra do evento, a presença da Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, das Diretoras das Instituições de Ensino, Secretários Municipais e de Vereadores(a). O Prefeito Giva, assistiu a palestra e o espetáculo de dança, porém em obediência à Lei Eleitoral, não usou a palavra e nem fez parte da frente de honra, por ser pré-candidato a reeleição como prefeito.

PALESTRA DE ABERTURA DO PERÍODO LETIVO

Nessa mesma data, às 19hs e 30min, antes das apresentações de dança, foi realizada a Palestra Vida, Alegria e Graça, com o Professor Jair da Silva Dias, que atua na área da educação há 28 anos.

Na palestra de abertura do período letivo e volta às aulas pós férias de inverno, participaram do evento, direção, equipes pedagógicas, professores, funcionários e alunos das escolas municipais, colégio estadual e escola da APAE, além de colaboradores do serviço público que também foram convidados. Conforme destacou Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, Secretária Municipal de Educação.

Por fim, após o espetáculo de dança, todos foram convidados a um coquetel.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações do Departamento de Cultura.