• Falecimento •
18 de maio de 2010

Faleceu em Boa Esperança do Iguaçu Zelino Thomazi Ex Prefeito e um dos Fundadores do Município

Na madrugada do último sábado (15) faleceu em Boa Esperança do Iguaçu o Primeiro Prefeito e um dos Fundadores do Município Zelino Thomazi que aos 74 anos trabalhou em sua propriedade normalmente ainda na sexta-feira e foi vítima de infarto fulminante ocorrido na madrugada de sexta-feira.

Seu Zélio como era conhecido era nascido em 13 de janeiro de 1936, na cidade de Santa Rosa no Rio Grande do Sul, filho de Silvio e Regina Thomazi, ainda em Santa Rosa conheceu e casou-se com Joana Smolski e juntos tiveram 05 filhos (Inês, Olívia (in memorian), Amantino, Eliria e Terezinha).

Na busca incessante por melhores condições de vida pra sua família mudaram-se para São Lourenço – Santa Catarina onde permaneceram por aproximadamente 1 ano e meio. Já em 1956 transferiu-se definitivamente para a localidade de Ouro Verde que na época pertencia ao Município de Francisco Beltrão, mais tarde ao Município de Dois Vizinhos e hoje localidade do Município de Boa Esperança do Iguaçu o qual ele e um grupo de lideranças ajudou a fundar e a construir suas bases. Ainda em 1956 ele foi um dos que junto com um grupo de companheiros fez frente na Revolta de 1956 um ano antes de eclodir a Revolta de 1957 quando da demarcação das terras pelo GETSOP – Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná.

No ano de 1983 pelo seu trabalho destaque na sociedade foi convidado pelo então Prefeito de Dois Vizinhos Dedi Barichello Montagner a comandar a administração do Distrito de Boa Esperança do Iguaçu como sub prefeito entre os anos de 83 a 87.

Em 1983 no dia 09 de agosto desse ano perdeu a esposa Joana.

Pelo bom desempenho exercido como sub prefeito em 1987 pleiteou vaga como candidato a Vereador no Município Mãe Dois Vizinhos, tendo sido o 2º mais votado naquela eleição.

Mais tarde passou a conviver com a Sra. Leonilda Bratti Thomazi e juntos adotaram o filho Juscelino.

Juntamente com um grupo de lideranças e companheiros encamparam luta pela Emancipação Política de Boa Esperança do Iguaçu, Município criado pela Lei Estadual 9.231 de 26 de abril de 1990 após plebiscito realizado.

Em 1992 foi realizada a 1ª Eleição na qual o mesmo foi eleito o primeiro Prefeito para o mandato de 1993 a 1996 juntamente com seu Vice Prefeito Antonio Duarte da Silva.

Seu Zelino deixou 05 filhos, esposa, 19 netos e 9 bisnetos, além que um imenso número de amigos que o tinham como fundador, desbravador, homem sério de grandes lutas e um grande companheiro, que já faz parte da história do nosso Município e que ficará com certeza na memória e no coração de muitos de nós, registrou o Prefeito Claudemir durante a missa celebrada no último sábado.