• Programa Mais Leite •
20 de julho de 2009

Programa Mais Leite é Lançado com Sucesso de Público em Boa Esperança do Iguaçu

Lançado em Boa Esperança do Iguaçu na noite de quarta-feira 15 de julho, o Programa Mais Leite teve público bem superior ao esperado pela organização, 213 produtores foram registrados pela recepção do evento.

O programa foi lançado pelo Departamento Municipal de Agropecuária e tem o apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo e da Emater do Município.

O Diretor do Departamento de Agropecuária Valmor Tessaro registrou que o objetivo do Programa é o aumento da produção leiteira do Município e para isso tem dois pontos importantes que serão tratados o melhoramento genético do rebanho e das instalações físicas usadas nas propriedades e ainda o melhoramento do controle sanitário e da pastagem.

No lançamento do programa foi feita apresentação pelo Médico Veterinário do Município Jonas Jean Zarth e a segunda parte falando sobre o controle sanitário do rebanho foi apresentada pela Médica Veterinária do Município Etiane Tanise Sonego.

Já a Diretora de Meio Ambiente Loire B. Francischini em sua fala lembrou da importância da orientação e melhoramento em alguns aspectos ambientais da propriedade para contribuir com os objetivos do programa. Falou ainda sobre a Legislação Ambiental no que diz respeito ao SISLEG e que o prazo para a averbação das reservas legais das propriedades se encerra neste final de ano e a partir dae pode dificultar ou até impedir o financiamento pelos produtores até mesmo de vacas para aumento ou melhoramento do rebanho entre outras linhas de financiamentos agrícolas que podem deixar de ser realizado caso o produtor esteja em desacordo com a legislação.

Na seqüência os presentes puderam assistir palestra com o Doutor Francisco Marcelo Aragão, doutor em reprodução animal e criador de gado Holandês na cidade de Castro que falou sobre inseminação artificial e melhoramento genético do rebanho.

Para o prefeito Claudemir Freitas um Município como o nosso essencialmente agrícola e com grande vocação para a agropecuária leiteira é fundamental que criemos um programa como este que vai disponibilizar profissionais qualificados como veterinários, inseminadores e técnicos, além de veículos, equipamentos e sêmen de ótima qualidade com preço subsidiado. O prefeito lembrou ainda que o programa não é algo com receita pronta e ele será avaliado e ajustado sempre para que possamos melhorar cada vez mais e com isso nosso objetivo maior será atendido qual seja o de proporcionar maior renda e melhor qualidade de vida aos nossos munícipes em especial nesse momento nossos produtores rurais.

Finalizando o evento foram feitos sorteios de brindes doados por várias empresas e servido bebidas e salgados aos presentes.