• Conferência •
22 de julho de 2009

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a V Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

Adolescentes Participantes da Conferência
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Boa Esperança do Iguaçu juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram recentemente a V Conferência Municipal que tratou do Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal.

A conferência teve como palestrante Valtenir Lazarini de Foz do Iguaçu e seria realizada em meados de junho e tendo em vista viajem do palestrante a Itália foi realizada em 01 de julho iniciando as 08:00 horas com almoço no local e se encerando por volta das 16:00 horas.

Os mais de 100 Conferencistas no período da tarde foram divididos em 05 grupos e cada um tratou de um eixo orientador:
1. Promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades;
2. Proteção e Defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes;
3. Fortalecimento do sistema de garantia de direitos;
4. Participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania;
5. Gestão da política.

O Prefeito Claudemir Freitas que estava em Curitiba na ocasião foi representado pelo Vice Prefeito Ervino Alberton o evento teve ainda a presença de Vereadores, Secretários Municipais, Presidentes de Entidades e Comunidades, Lideranças e população do Município.

Das discussões nos grupos 25 propostas surgiram tratando de ações e melhorias na área da criança e do adolescente do Município que foram apresentadas e discutidas em plenária.

Foram apresentados ainda os novos conselheiros do CMDCA que tem como presidente Edite Amélia Andreis e mais 08 conselheiros com seus respectivos suplentes para mandato nos próximos 02 anos.

Finalizando foram escolhidos Delegados com suas respectivas representações e suplências para a conferência regional em Pato Branco.