(46) 3191-1364
Atendimento de segunda a sexta-feira
das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30
• Marrequinhas: 4ª Reunião •
12 de agosto de 2025

4ª Reunião Sobre a Situação das Marrequinhas no Rio Jaracatiá Foi Realizada em Curitiba Com Apoio do Procaxias

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Assessoria do Deputado Estadual Adão Fernandes Litro.

Na terça-feira, 08 de julho de 2025, foi realizada em Curitiba a 4ª reunião do Município de Boa Esperança do Iguaçu, tratando da situação das Salvinias (Marrequinhas) no Rio Jaracatiá, na divisa com o Município de Nova Prata do Iguaçu.

O Prefeito Givanildo Trumi, estava acompanhado da Primeira-dama Cleonizete Totti Trumi e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Turismo, Rafael José Gava, estava em Curitiba já na segunda-feira, 07 de julho e permaneceu durante a semana para além da reunião, participar de outras audiências para o atendimento de pautas e projetos do Município.

Na reunião, que foi agendada em Curitiba, com o Presidente Everton Luiz da Costa Souza e a Equipe do Instituto Água e Terra - IAT, através do Consórcio Procaxias, com o apoio do Presidente do Procaxias, Prefeito de Dois Vizinhos, Luis Carlos Turatto – Carlinhos, a presença também de prefeitos e representantes dos demais Municípios onde passa o Rio Jaracatiá, que tem sua nascente em Enéas Marques, passando por Salto do Lontra, e nas divisas com Dois Vizinhos e com Nova Prata do Iguaçu, até sua foz no Rio Iguaçu / Lago da Usina Salto Caxias (Governador José Richa).

Presentes na reunião ainda, o Secretário Estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, que já havia recebido o pedido de reunião com o IAT, em sua visita no Município de São João, em 04 de julho de 2025 e o Deputado Estadual Adão Fernandes Litro.

Também acompanhou o Prefeito Giva, que é Vice-presidente do Consórcio Procaxias e os demais participantes, o Professor Carlos Alberto Casale - Beto e a Equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR – Campus de Dois Vizinhos, que apresentou as informações e o projeto para limpeza do rio com a retirada das marrequinhas (Salvinias).

 

ENCAMINHAMENTOS PARA RETIRADA DAS SALVINIAS (MARREQUINHAS) DO RIO JARACATIÁ

Durante a reunião ficou acordado que a Equipe do IAT vai expedir licença para a retirada das plantas da água, também será feito estudo técnico pela Equipe do IAT, da UTFPR, IDR e SEAB.

Será feito visita às propriedades que possam estar despejando no rio dejetos ou mesmo água de suas lavouras, fornecendo nutrientes para o crescimento e expansão dessas plantas e em seguida serão viabilizadas máquinas e equipamentos para retirada das plantas da água e sua correta destinação.

 

REUNIÕES DE BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU PARA TRATAR DAS MARREQUINHAS

1ª Reunião, no CRAS, em 06 de março de 2025;

2ª Reunião, na UTFPR, em 20 de março de 2025;

3ª Reunião, em São João, em 04 de julho de 2025; e

4ª Reunião, em Curitiba, em 08 de julho de 2025.

 

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Secretaria de Meio Ambiente e dos Participantes da Reunião.

Fonte: Assessoria de Comunicação.
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2022 2.455
IDH 0,700
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Vereador Valmir Antônio Alexandre, N. 278, Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3191-1364
[email protected]
2026 - Todos os direitos reservados
Mantido por Zion System Ltda