| Estado | Paraná |
| Região | Sudoeste |
| Gentílico | Esperancense do Iguaçu |
| Área | 151,79 km² |
| Altitude | 521 m |
| População 2022 | 2.455 |
| IDH | 0,700 |
Na manhã de segunda-feira, 10 de novembro de 2025, na Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se a Comissão Coordenadora e a Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do Plano de Educação de Boa Esperança do Iguaçu.
A Secretária Municipal de Educação, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, lembrou que o objetivo do Plano Municipal de Educação (PME) é definir as diretrizes, metas e estratégias para a educação no Município de Boa Esperança do Iguaçu em um período de dez anos, visando garantir o direito à educação de qualidade e promover o desenvolvimento social. Para isso, busca-se reduzir as desigualdades, erradicar o analfabetismo, ampliar a escolaridade e qualificar profissionalmente a população. Ela finalizou, lembrando que o Plano de Educação de Boa Esperança do Iguaçu, foi criado em 2015.
Importante destacar ainda, que a cada 02 anos é feito a avaliação do Plano Municipal de Educação e anualmente é feito o monitoramento das ações e metas propostas.
Conforme Decreto N. 3.391, de 06 de novembro de 2025, o Prefeito Givanildo Trumi, também nomeou nova Comissão Coordenadora e nova Equipe Técnica.
Comissão Coordenadora:
Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto – Secretária, Ana Paula Cappellesso Cecato – Coordenadora e Silvane Klunk Coordenadora.
Equipe Técnica:
Marinês Provin Martendal – Professora; Iolene Dreves – Pedagoga; Luana Fusinatto – Psicóloga; Angélica Antunes Corrêa de Souza – Coordenadora; Maria Helena Candido – Professora, Leonice Rufatto – Pedagoga; Guilherme Mainardi– Representante do Legislativo Municipal (Vereador), Edenilso José Ogliari – Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal, Marizangela Trumi – Secretária de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal e Alessandra Jeronimo Paganini – Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal.
A avaliação, utiliza como base o caderno de dados do IPARDES – Instituto de Pesquisa Aplicada em Desenvolvimento Econômico Sustentável, do Paraná.
Após a avaliação das 20 metas pelas equipes, o documento segue agora para a Câmara de Vereadores para receber parecer da comissão responsável na Casa Legislativa.
Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Educação.
| Estado | Paraná |
| Região | Sudoeste |
| Gentílico | Esperancense do Iguaçu |
| Área | 151,79 km² |
| Altitude | 521 m |
| População 2022 | 2.455 |
| IDH | 0,700 |