• Conferência •
04 de agosto de 2009

Boa Esperança do Iguaçu Viveu a VI Conferência Municipal de Assistência Social

Prefeito Claudemir Freitas Componentes da Mesa ao
A Secretaria Municipal e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a VI Conferência Municipal da Assistência Social em Boa Esperança do Iguaçu com a participação de mais de 180 participantes.

A conferência teve inicio as 08:00 horas e se encerou as 16:30 horas no dia 30 de julho, tendo sido realizada no Clube da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida teve como Conferencistas Eliege Fátima Kopsel e Elisiane Andreola do Instituto Acordar de Santa Catarina.

Na abertura do evento a Secretária Municipal de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas saudou a todos os participantes e apresentou a rede de serviços e a estrutura disponível da Assistência Social do Município, disse ainda estar feliz com a participação de todos nesta que é sem dúvida a maior conferência já realizada no Município.

Com o Tema: Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS a conferência teve no período da tarde trabalhos em 08 grupos que discutiram e elaboraram mais de 20 propostas tratando de questões como Estruturação da Assistência Social, financiamento, democratização dos serviços prestados, discutido ainda a composição do Conselho Municipal suas funções, o papel dos conselheiros, o nascimento em processo histórico da Assistência Social sua trajetória e as políticas nacionais com relação a esse tema.

Foi feito ainda a apresentação do Projeto de Lei Nacional 3077/08 pela Representante da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social – SETP Sra. Maristela Seleski que trata da criação e efetivação do SUAS – Sistema Único da Assistência Social como serviço nacional e como tal com garantia da prestação do referido serviço com financiamento e recursos garantido no orçamento o que hoje tem todo este processo criado apenas por decreto, ao final foi colhido assinatura em documento nacional pedindo a criação do referido serviço.

O Prefeito Claudemir Freitas em sua fala saudou todos os participantes as equipes responsáveis pela organização, recepção, decoração do ambiente, churrasqueiros e cozinha, disse estar feliz e que o objetivo de uma Conferência que é uma forma de trabalhar de forma coletiva um assunto de interesse público esta contemplado prova disso é a grande mesa aqui composta com suas mais diversas representatividades, finalizou dizendo que sua administração fará a possível para o cumprimento de todas as mais de 20 propostas elaboradas durante o evento. Fizeram uso da palavra ainda o Vice Prefeito Ervino Alberton e o Presidente da Câmara Vereador Sérgio de Souza em nome de todos os vereadores presentes.

Foram apresentados ainda os Conselheiros Governamentais da Assistência Social para fazer parte do conselho 2009/2011, e os representantes não governamentais serão indicados no prazo de 10 dias pelas entidades que fazem parte do Conselho.

Feita ainda apresentação cultural pelos alunos da APAE e a apresentação estrutural e funcionamento do Conselho Tutelar do Município em pronunciamento da Presidente Eleandra Araldi Manfrói.