• Capacitação •
21 de setembro de 2009

Departamento Municipal de Educação e Cultura em Parceria com o Senar realizam capacitação em Boa Esperança do Iguaçu.

Apresentação de dinâmicas de trabalho em grupo
O Departamento Municipal de Educação e cultura de Boa Esperança do Iguaçu realizou recentemente capacitação com diretores, professores e funcionários da educação no Município para tratar sobre o concurso do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – SENAR – PR o Agrinho com carga horário de 8 horas e foi realizado no mini auditório da Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva.

Destinado a alunos e professores da rede pública e/ou privada de ensino, educação infantil, ensino fundamental e da educação especial, o Agrinho trás noções de cidadania, preservação do meio ambiente, saúde, consumo responsável e ética a milhares de crianças e jovens de todo o País. Sinônimo de sucesso e responsabilidade social, o programa foi implantado pelo SENAR Paraná e adotado por várias Administrações Regionais. Seu caráter educativo, transformador e motivador contribui para um processo de mudança de atitudes de crianças e adolescentes da área rural ou urbana.

Segundo o Instrutor Irineu Frederico Feiden de Marechal Cândido Rondon que trabalhou com o grupo a proposta pedagógica do AGRINHO tem por essência os Temas Transversais, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Ministério da Educação: meio ambiente, ética, pluralidade cultural, saúde, educação sexual, trabalho e consumo e temas locais. Os temas transversais trazem para a discussão, nas diversas áreas do conhecimento, as questões sociais contemporâneas, de forma participativa, reflexiva e envolvente. Sua perspectiva transversal e interdisciplinar promove uma transformação da prática educativa, pois rompe com a atuação pedagogicamente formalizada do professor e amplia a responsabilidade com a formação do aluno.

A diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura Ivanilde Vachin diz que o Agrinho vem uma estratégia de trabalho inovadora, o programa desenvolve material didático próprio para atender as necessidades específicas da escola, dos educadores e alunos, e capacita os professores para o seu uso. Durante o ano letivo realizam-se atividades baseadas nos temas propostos e trabalhadas com o material dentro e fora da sala de aula, envolvendo a escola, comunidade, lideranças locais e sociedade. Entre estes temas estão o desenvolvimento sustentável, sexualidade, gravidez na adolescência, saúde bucal, noções sobre as drogas, trabalho infantil, o solo e a agricultura, mudanças climáticas, água, biodiversidade, agrotóxicos, resíduos sólidos, o adolescente e a família, ética e política, direitos e deveres do cidadão.
Da Assessoria

População 2022 2.455