• Educação •
15 de dezembro de 2009

Secretaria de Estado da Educação Entregará Selo de Município com analfabetismo erradicado à Boa Esperança do Iguaçu

Secretário de Adm. Antonio Bianchini, Priscila, Ma
O Município de Boa Esperança do Iguaçu irá receber no inicio de 2010 Selo que será entregue pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná como Município que erradicou o analfabetismo.

A coordenadora do EJA – Educação de Jovens e Adultos Jorlei Paladini Ertl juntamente com a Diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esportes Ivanilde Vachin realizaram na última semana reunião com equipe de Curitiba representados pela Sra. Priscila e com a presença do Núcleo Regional de Educação com a presença de Marlete e João para discutir a continuidade da Alfabetização em 2010.

O processo de alfabetização iniciou em 2004 com grande quantidade de turma abertas na cidade e principalmente no interior do Município na época segundo dados do IBGE o Município tinham 350 pessoas analfabetas segundo a Coordenadora, 14% da nossa população. Chegamos a ter em funcionamento 19 turmas de alfabetização simultaneamente com grande apoio da Estrutura Pública Municipal e de Entidades como o Fórum Municipal de Desenvolvimento que com iniciativa semelhante veio somar esforços, finaliza a Coordenadora Jorlei.

No dia 17 de março de 2010 vamos receber o Selo registra a Diretora de Educação e, nossa preocupação nesse momento é com a continuidade da alfabetização dessas pessoas e isso se dará através do Ciclo da Leitura, projeto novo do Governo do Estado e que vem somar-se ao Paraná Alfabetizado e dar continuidade na formação dessas pessoas com a criação de turmas para a realização de leitura e trabalhos em grupos.

O Prefeito Claudemir Freitas registra que esta não é uma conquista do Executivo Municipal, mas, principalmente dos nossos cidadãos e cidadãs que hoje tem condições da prática a leitura e a escrita essenciais a vida do ser humano. E precisamos que essa caminhada já vitoriosa colha ainda mais frutos com a continuidade de projetos dessa natureza e com o melhoramento no conhecimento dessas pessoas cada vez mais.
Fonte: Acessoria de Imprensa