• Curso •
18 de novembro de 2009

Secretaria de Assistência Social realizou Curso de Produção Artesanal de Alimentos em Boa Esperança

Sec. Assistência Social Adilmara, Instrutora Leoni
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Boa Esperança do Iguaçu realizou recentemente Curso de Produção Artesanal de Alimentos – conservas vegetais, compotas, frutos cristalizados e desidratados em parceria com o Senar Paraná.

O curso teve duração de 24 horas, foi ministrado pela Instrutora do Leonilde Capitaneo e foi realizado no Centro Social da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida do Município.

A Secretária de Assistência Social e 1ª Dama Odilmara Terezinha Dreves Freitas registra que participaram da capacitação 15 mulheres participantes dos Clubes de Mães do Município e funcionárias da Secretaria.

O objetivo é trazer conhecimento as nossas chefes de família e fazer com que aproveitem melhor o que é produzido em suas propriedades e usados na alimentação da própria família ou comercializados. Ainda as mesmas aprenderam a conservar em compotas ou desidratadas diversos tipos de frutas, trabalho que pode ser feito durante a época de maior produção de determinadas culturas e frutas e guardadas para consumo fora da época de produção.

O almoço do encerramento do Curso foi feito pelo Prefeito Claudemir Freitas e pelos comentários após o almoço o rizotto no tacho agradou as participantes.

Conteúdo Programático do Curso:
Boas Práticas: agente principal de contaminação dos alimentos; higiene pessoal, hábitos pessoais desejáveis, saúde individual, higiene e esterilização das instalações e equipamentos;- Considerações gerais sobre: composição química, função e valor nutritivo das frutas, legumes e verduras na alimentação humana;- Acidez das frutas;- Intoxicação alimentar;- Processos de conservação caseira de vegetais; - Cuidados básicos no preparo de conservas caseiras; - Escolha de matéria-prima;- Técnica do branqueamento; - Técnica da retirada da pectina;- Resfriamento; - Teste de vedação e pasteurização; - Pontos de calda; - Ponto do doce; - Cristalização; - Compotas de doces em calda; - Doces em pasta; - Geléias; - Picles, molho de tomate e catchup;- Medidas de segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental (desenvolvidas ao longo do curso).