• 18 de Maio é Dia... •
19 de maio de 2011

Seminário lembrou 18 de maio Dia de Combate ao Abuso contra Crianças e Adolescentes em Boa Esperança do Iguaçu

A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Tutelar de Boa Esperança do Iguaçu realizaram um Seminário no último dia 18 de maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado e 167 pessoas marcaram presença.

O encontro no Clube da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida teve o apoio ainda do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que tem como Presidente Edite Amélia Andreis e da Equipe do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS do Município registrou Eleandra Araldi Manfrói Conselheira Presidente do Conselho Tutelar no Município.

A Palestrante do Seminário que inicio as 13:30 horas foi a Psicóloga Eliane Menegazzo da cidade de Marmeleiro que falou como identificar, acompanhar e combater os diversos tipos de explorações contra crianças e adolescentes principalmente sobre a mais cruel delas a exploração sexual.

Antonio Bianchini Secretário de Administração que representou o Prefeito Claudemir Freitas que cumpria agenda fora do Município lembrou em sua fala da importância de um evento dessa natureza, da grande participação da nossa população em especial dos profissionais ligados a educação, as escolas, e todos os profissionais do setor estão de parabéns disse ele a Diretora Municipal de Educação Ivanilde Vachin. Ele lembrou ainda de um dado muito preocupante de que mais de 90% dos casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes acontecem dentro de casa pelos próprios membros da família ou praticados por alguém muito próximo.

Ao final do Seminário a 1ª Dama e Secretária de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas agradeceu todos pela presença em especial pais e alunos, a equipe que organizou o evento, os conselheiros e convidou todos para degustar um delicioso coquetel servido a todos. E finalizou dizendo que o depoimento da Sra. Diocilde emocionou a todos, ela relatou sobre o seqüestro e assassinato do seu filho Renato Renan Poronizak que aos 7 anos após seqüestrado foi assassinado em 29 de abril de 2009 na cidade de Marmeleiro, o corpo foi encontrado em um matagal distante 10 km da cidade 03 dias após o sumiço do menino, o caso lembrou ela foi de repercussão nacional, e o assassino um andarilho hoje esta condenado e preso.