• VI Conferência Mun. de Saúde •
07 de julho de 2011

Boa Esperança do Iguaçu realizou a VI Conferência Municipal de Saúde

O Departamento Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a VI Conferência Municipal de Saúde em Boa Esperança do Iguaçu nesta terça-feira 05 de julho.

O tema SUS – Patrimônio do Povo Brasileiro: Construindo as Redes de Atenção à Saúde no Paraná, teve como Palestrante Conferencista Álvaro Antonio Markoski da Silva da Empresa de Sistemas e Consultoria – Consulfarma de Cascavel, que após o inicio as 13:00 horas falou sobre o histórico da saúde no Brasil e a Situação do trabalho e dos atendimentos do SUS atualmente, fez ainda um comparativo com a saúde no mundo em especial citou a situação da saúde nos Estados Unidos e o caminho já percorrido desde a criação do Sistema no Brasil, a situação atual e as perspectivas futuras do SUS.

Na abertura da Conferência que aconteceu no Clube da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida o Diretor do Departamento de Saúde Evandro Luiz Cecato saudou todos pela presença e registrou que assim como temos nossos direitos com relação ao SUS também temos os nossos deveres relatados na mesma lei e um desses deveres é exatamente o de participar nos processos de discussões e planejamento o que também é defendido pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde João Batista inclusive disse ele a participação dos próprios conselheiros nas reuniões e eventos do Conselho Municipal com responsabilidade.

Após a palestra os em torno de 80 participantes foram divididos em 05 grupos e após debate foram elaboradas 15 propostas que após apresentadas e aprovadas na plenária final irão nortear os trabalhos do Executivo Municipal nos próximos anos, bem como serão encaminhadas em relatório a Conferência Estadual.

Em sua fala Antonio Bianchini que falou representando o Prefeito Claudemir Freitas em viajem a Brasília, falou da importância da participação de todos nas discussões públicas ainda mais quando tratamos de questões como saúde agradeceu a presença dos Presidentes de Comunidades e de Clubes de Mães, presidentes e representantes de entidades, Vereadores presentes, Secretários Municipais, profissionais e equipe do Setor de Saúde pelo excelente trabalho e pelo qual foram parabenizados pelo Secretário de Administração. Foi lembrado ainda que Conferência é o ato de conferir de discutir de forma coletiva um assunto de interesse público. Finalizou parabenizando todos que trabalharam e de alguma forma contribuíram para a organização e realização desta VI Conferência Municipal de Saúde disse ele.

Já no final da tarde foram escolhidos os delegado titular e suplente que irão representar o Município na Conferência Estadual em Curitiba nos 20 a 22 de outubro tendo sido escolhido respectivamente João Batista e Jéssica Biavatti. Ainda os novos conselheiros para o setor de saúde que serão indicados em 30 dias pelas respectivas entidades e nomeados pelo Prefeito Municipal. Durante o evento foi servido um delicioso coquetel a todos os participantes.