• Seminário Segurança Alimentar •
21 de julho de 2011

Realizado o 1º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou na última semana o 1º Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município.

O encontro realizado na Câmara de Vereadores teve a participação do Prefeito Claudemir Freitas, de Vereadores que foram Representados na Mesa pelo Presidente da Câmara Vereador Elvio Albino Biavatti, Secretários e Diretores Municipais, Presidentes e Representantes de diversas Entidades e Conselhos Municipais, Produtores Rurais que participam do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos – PAA e beneficiados pelos programas tanto entidades quanto os beneficiários do Programa Leite das Crianças.

A Secretária Municipal de Assistência Social a 1ª Dama Odilmara Terezinha Dreves Freitas lembrou do publico atendido pelos diversos programas sociais no Município e o número de pessoas / famílias beneficiadas conforme relaciona: Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança 60 crianças, Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna 316 crianças e adolescentes e Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu 419 alunos. Ainda 180 alunos das atividades de contra turno social, 50 crianças atendidas pela Pastoral da Criança e quase 200 acompanhadas, 50 Idosos do Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida do Município, 70 famílias são beneficiadas pelo Programa Leite das Crianças, 25 Produtores são Beneficiados pelo Programa Compra Direta e 170 famílias recebem o Benefício do Bolsa Família no Município relatou a Secretária de Assistência Social.

Já o Prefeito Claudemir reforçou em sua fala a importância dos benefícios sociais principalmente a aquelas pessoas em especial crianças e idosos em situação de risco alimentar ou outros tipos de vulnerabilidades. Ele lembrou ainda que o Fórum visa cumprir o Artigo 6º da Constituição Federal bem como implantar o SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nas esferas de Governo com a participação da Sociedade Civil.

A palestrante do Encontro foi a Nutricionista Deiziane Daniel do Hospital Pró Vida de Dois Vizinhos que falou sobre o Tema: Construir Compromissos para Efetivar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. Os quase 100 participantes foram divididos em 03 grupos que trabalharam na elaboração das propostas nos seguintes eixos: 1 – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e à soberania alimentar, 2 – Planos de segurança alimentar e nutricional nos 3 níveis de gestão e 3 – Sistemas e Políticas de segurança alimentar e nutricional nos 3 níveis de gestão.

Em seguida foram escolhidos os Delegados e Suplentes a conferência Regional em Francisco Beltrão no mês de setembro de 2011.