• Dia de Campo sobre Uva •
12 de agosto de 2011

Departamento de Agropecuária, Instituto Emater e Produtores realizaram Dia de Campo Sobre a Produção de Uvas

O Departamento de Agropecuária e o Instituto Emater de Boa Esperança do Iguaçu realizaram no último dia 11 de agosto Dia de Campo sobre a Produção de Uvas, tendo como local a propriedade do Sr. Leonilço Antonio Biavatti.

Os trabalhos foram divididos entre a parte teórica e a pratica feita no parreiral do produtor, com a presença de mais de 15 produtores de uva do Município registrou Valmor Tessaro Diretor de Agropecuária.

A prática e os trabalhos foram realizados pelo Técnico em Agropecuária do Instituto Emater em Ampére Rudimar Batisti e tratou sobre manejo do pomar – controle de ervas daninhas e solo, adubação e tratamento no período de inverno e prevenção de doenças. Ainda, foi trabalhado sobre os diversos tipos de uvas que melhor se adaptam a região, sobre o seu plantio, tipos de espaçamento e outras culturas que podem compartilhar o mesmo espaço sem comprometer a produção e tratado principalmente sobre a poda da parreira que é realizada nessa época. Registraram os técnicos Valdisio Candido Moreira da Emater e Valmor Antonio Bittencourt do Departamento de Agropecuária.

Durante o dia de campo outras culturas entraram na pauta como produção de maçã e citros.

Para o Prefeito Claudemir Freitas a diversificação da propriedade em especial das pequenas propriedades é a garantia de maior renda agregada para o produtor rural e melhor aproveitamento da propriedade, o prefeito lembrou ainda que hoje cada vez mais produtores rurais estão praticando a Vitivinicultura e com vinhos de muito boa qualidade como o que degustamos durante a festa do Colono e do Motorista nesse ano de 2011 quando servimos quase 500 litros aos participantes da festa e que foram produzidos no Município pelo Produtor Leonilço lembrou o Prefeito. Sabemos ainda que a procura por vinhos no Município continua e a produção já foi vendida ou consumida, portanto a mercado inclusive interno para a produção dos vinhos e derivados da uva, finalizou.