• Vendaval e Granizo •
06 de setembro de 2011

Ventos acima de 40 km / h e granizo atingiram quase 70 propriedades do Município

Segundo dados da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC de Boa Esperança do Iguaçu na noite da segunda-feira 29 de agosto, por voltas das 23:00 horas quase 70 propriedades foram atingidas por ventos acima de 40 km por hora seguido de granizo.

O sinistro aconteceu em uma região determinada na Comunidade de Colônia Rica interior do Município destruindo coberturas e outros danos em residências, galpões, paiol, chiqueiros e outras estruturas.

O maior danos foi a destruição total de um aviário em fase final de construção onde 1.600 folhas de eternit 4 mm foram destruídas além da estrutura danos da ordem de 50.000,00 mil reais, ainda foram destruídos diversos galpões de produtores de fumo.

O dano só não foi maior por se tratar de uma época em que poucas culturas estão plantadas a maior delas o trigo, estava com praticamente todas as lavouras seguradas.

Foi decretado Estado de Emergência pelo Prefeito Claudemir Freitas conforme Decreto 400/2011 e foi feito pela Comdec do Município o encaminhamento de todo o processo de decretação informando o Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos, a 12ª COREDEC – Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Francisco Beltrão, o Batalhão de Bombeiros Militar de Curitiba e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil CEDEC em Curitiba onde aguarda-se a homologação pelo Governador do Estado do Paraná registrou o Diretor de Operações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil COMDEC Ademir Ribeiro.

Foi encaminhado ofício a Defesa Civil Estadual pedindo o envio de apoio com eternit e outras doações. Foram danificadas acima de 3.500 folhas de eternit 4 mm (fina) e mais de 200 folhas do eternit 6 mm (grosso) além de muitos outras danos estruturais e diversos nas propriedades.

O levantamento dos danos nas propriedades atingidas na Comunidade de Colônia Rica foi feito pela COMDEC com o apoio da Polícia Militar do Município. Onde constatou-se também danos no Ginásio de Esportes da Comunidade e da Escola Municipal Frei Bruno que é usada pelo Clube de Mães do Município.

Caso haja necessidade também o Município irá disponibilizar já nos próximos dias apoio e formas de compensação e ajuda as famílias atingidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Dados da Defesa Civil