• Eleição do Conselho Tutelar •
22 de setembro de 2011

Após Eleição 05 Novos Conselheiros são Eleitos para o Conselho Tutelar de Boa Esperança do Iguaçu

Após extenso processo eleitoral foi realizada na sexta-feira 16 de setembro de 2011, a eleição para a escolha dos conselheiros tutelares de Boa Esperança do Iguaçu. As inscrições dos candidatos (as) foram realizadas por 30 dias entre 08 de julho e 08 de agosto de 2011, em seguida no dia 19 de agosto foi realizada com os (as) inscritos (as) prova de conhecimento, além de entrevista com a Psicóloga do Município.

Todo o processo eleitoral foi norteado pela Lei Municipal 143/2011, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente Lei Federal 8.069/1990, por Normativa do Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com acompanhamento do Ministério Público da Comarca de Dois Vizinhos na pessoa do Digníssimo Promotor de Justiça Dr. Josilmar de Souza Oliveira da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, ele que inclusive esteve presente na eleição até o encerramento e apuração, e em sua fala parabenizou o Município pela organização e transparência no processo eleitoral que teve a participação em massa da população foram 895 eleitores registrou o Promotor, que ressaltou ainda da importância do trabalho dos conselheiros.

Já o Prefeito Claudemir Freitas registrou cumprimentos a Comissão de Eleição nomeada pela Presidente do CMDCA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Edite Amélia Andreis que foi composta pelo Presidente Valcir Paim de Andrade, e pelos membros Eliane Alberton, Loire Biavatti Francischini e Erni de Souza. O Prefeito em sua fala parabenizou os 11 candidatos (as) inscritos (as) e que disputaram a eleição, lembrou ainda que quase 50% de todos os eleitores do Município compareceram pra votar com seu título e sua carteira de identidade ou documento com fotografia foram 895 eleitores e finalizou parabenizando os conselheiros (as) eleitos (as).

A eleição que iniciou as 09:00 horas da manhã e foi encerrada as 15:00 horas, foi realizada na Câmara de Vereadores teve o empenho ainda dos Conselheiros do CMDCA, e de diversas pessoas que foram chamados pela Comissão para apoiar no trabalho e foi esta a 1ª com a participação da população cumprindo dessa forma a legislação pertinente seja ela municipal ou federal.

Foram eleitos por ordem de votação os 05 Conselheiros sendo Marcia Candiotto de Colônia Rica com 165 votos, Roseni Gabriel Bazzotti da cidade com 137 votos, Eliane Moscon da Rocha de São Luiz do Iguaçu com 130 votos, Marcio Donida de Linha Palmital com 105 votos e Anderson Rodrigo Grizon de Linha Vachin / Canoas com 72 votos. Ficaram como Suplentes Silvane Fátima de Andrade com 62 votos, Adriano Goularte com 57 votos, Edson Antonio Cecatto também com 57 votos, Patrícia Selui Reinehr com 47 votos, Francieli Macedo com 36 votos e Ademar Alves Moreira com 15 votos. Brancos e nulos foram 12 votos, num total de 895 votantes.

A posse dos conselheiros será no dia 03 de outubro, as 09:00 horas no Gabinete do Prefeito Claudemir Freitas. O mandato dos conselheiros é de 03 (três) anos e o salário é no valor mensal de R$ 612,24 (seiscentos e doze reais e vinte e quatro centavos) e do Presidente a ser escolhido entre os 05 após a posse o salário é de R$ 1.019,11 (um mil dezenove reais e onze centavos).