• Produção de Morangos •
06 de outubro de 2011

Produção de Morangos, é a Diversificação de Culturas em Boa Esperança do Iguaçu

A Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, através do Departamento de Agricultura e outras parcerias tem buscado e apoiado sempre a diversificação da produção na propriedade rural do Município.

E uma das opções de investimento tem sido a produção de morangos, com mercado garantido e consumo inclusive acima da produção. A cultura exige atenção pois tem maior sensibilidade a pragas e doenças e um prazo perecível menor o que exige maneja adequado.

O investimento foi feito pelo Empresário e Produtor Rural do Município Ari Montagna e família, o plantio em uma área de aproximadamente 3.000 m² (três mil metros quadrados) foi feito em meados de abril desse ano e apesar das intempéries climáticas com geadas e chuvas em excesso a produção esta normal conforme esperado já desde 03 a 04 meses após o plantio.

Variedades como Camarosa, Camino Real, Festival e Albium dão água na boca de quem conhece a plantação ou já degustou a fruta. A comercialização é feita três vezes por semana em Supermercados, Panificadoras e Sorveterias do Município e dos Municípios vizinhos de Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos e Nova Prata do Iguaçu e em todos os mercados consumidores o consumo é maior que a produção oferecida até este momento.

O Prefeito Claudemir Freitas esteve visitando o local onde é feito o recebimento, limpeza e higienização das frutas, classificação, embalagem e comercialização, ele lembra que atualmente são colhidas 250 caixas com 04 bandejas de 280 gr por semana e que segundo o Produtor Ari Montagna a estimativa de colheita nesta plantação vai até o mês de dezembro e que nova lavoura ou ampliação de área será feita em abril de 2012.

O Morango é uma das frutas mais apreciadas pelos consumidores em diversas regiões do mundo, a fruta destaca-se pela sua coloração, aroma, e versatilidade na culinária e na gastronomia.

No Município ele é oferecido em anexo ao Auto Posto Montagna, na Rua das Dálias, no Centro da Cidade logo após ser colhido já é colocado a disposição dos consumidores, maiores informações e esclarecimento podem ser obtidos através do telefone 46-3537-1074.