• Programa de Correção dos Solos •
20 de outubro de 2011

Lançado em Boa Esperança do Iguaçu o Programa de Manejo e Fertilidade dos Solos

O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu e o Instituto Emater lançaram na última terça-feira 18, o Programa de Manejo e Fertilidade dos Solos.

O programa teve o lançamento feito no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com inicio as 20:00 e teve a presença de quase 300 produtores rurais registrou Valmor Tessaro Diretor de Agropecuária em sua fala.

Em seguida às 20:30 horas foi feito a explanação aos presentes sobre as normas do programa de distribuição de calcário em parceria com o Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento SEAB e além do Diretor Municipal de Agricultura, falou também sobre um dos critérios do para o enquadramento no Programa a análise de solo o Técnico do Instituto Emater no Município Valdisio Candido Moreira.

Aproveitando a grande participação de produtores rurais agropecuaristas foi tratado também sobre Qualidade de Leite, os Técnicos Agropecuários / Médicos Veterinários Jonas Jean Zarth do Município falou sobre Sanidade, Nutrição e Manejo do Rebanho e Giuvane Koch da Cresol de Dois Vizinhos falou sobre Produção de Leite: Qualidade e Fatores Envolvidos.

O Secretário de Administração Antonio Bianchini em sua fala enalteceu o trabalho do Governo do Estado do Paraná Beto Richa que em 10 meses de Governo sanou, resolveu, melhorou e implantou muitos programas e projetos que a muito estavam paralisados ou não existiam. Ele juntamente com o Prefeito Claudemir Freitas agradeceram imensamente o trabalho da Deputada Estadual Rose Litro pelo Município de Boa Esperança do Iguaçu.

O Prefeito em sua fala além de em mais de uma oportunidade ter agradecido e citado o Governo Estadual e a Nobre Deputada Rose Litro, registrou que através da SEAB do Governo do Estado foi liberado em Curitiba 49.000,00 mil reais para aquisição e distribuição de calcário aos produtores rurais do Município. Ele informou ainda que o Município vai investir como contra partida no programa 21.000,00 mil reais, lembrou que as inscrições dos produtores já esta sendo feita e que nos próximos dias será feito a licitação para aquisição do calcário.

Serão beneficiados nesta 1ª etapa produtores da agricultura familiar com até 10 alqueires e para a inscrição precisa apenas apresentar o cartão do ITR atual, CPF e Carteira de Identidade junto ao Departamento de Agropecuária / Emater conforme decidido e orientado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Novas ações serão realizadas no Município dentro do Programa de Manejo e Fertilidade dos Solos lançado na noite da última terça-feira.

Ao final do encontro foi servido a todos os 287 produtores presentes um apetitoso lanche.