• Conferência Estadual do Idoso •
21 de outubro de 2011

O Município de Boa Esperança do Iguaçu esteve representado na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa em Curitiba

O Município de Boa Esperança do Iguaçu esteve representado na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que aconteceu recentemente em Curitiba. Por 02 dias e tendo como local o Restaurante Madalosso, foram recebidas quase 300 propostas de projetos e ações voltadas a pessoa idosa de todo o Estado do Paraná e destas 20 propostas, sendo 5 de cada eixo temático seguirão para a 3ª Conferência Nacional em Brasília entre os dias 23 a 25 de novembro próximo.

A Conferência foi organizada no Estado do Paraná pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos que tem como Secretária Maria Tereza Uille Gomes e ainda pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que tem como Presidente José Araújo da Silva e teve como Tema: O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil e como uma das palestrantes já na abertura do evento a Presidenta do Conselho Nacional da Pessoa Idosa a Médica Geriatra Dra. Karla Cristina Giacomin relatou a situação da pessoa idosa no Brasil os direitos já garantidos e todos os que ainda precisam ser garantidos a quem de direito e que tenha 60 anos e acima conforme prevê o Estatuto do Idoso. Nossos idosos ainda tem muitos dos seus direitos desrespeitados, não cumpridos ou mal geridos como muitos dos serviços públicos inclusive, disse ela.

Boa Esperança do Iguaçu foi representada pelo Assessor de Imprensa Ademir Ribeiro que juntamente com mais 15 pessoas da Regional de Francisco Beltrão debateram e defenderam propostas que de interesse dos 27 Municípios que pertencem a Regional de Francisco Beltrão.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, a população idosa no Paraná é de 1.170.955 pessoas. Destas 44,3% são homens e 55,7% mulheres. A maioria 84,1% reside em centros urbanos e 15,9% em zonas rurais. No Brasil, a população com 60 anos ou mais aumentou 697 mil pessoas entre 2008 e 2009. A região Sul é, ao lado da Sudeste, a que tem maior proporção de grupos etários de 60 anos ou mais, 12,7% do total da população do Brasil esta aqui. Em todo o país hoje mais de 21 milhões de pessoas são idosas e outro dado alarmante relatado pelo Presidente do Conselho Estadual é com relação a escolaridade onde aproximadamente 50% dos idosos no país são analfabetos no Paraná o percentual é de 25% de analfabetos idosos.

Uma das bandeiras levantadas na Conferência é a criação urgente dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa, do Fundo Municipal do Idoso e das Conferências Municipais do Idoso muitas já realizadas, mas, ainda não criadas em Lei. Vale lembrar que Boa Esperança já criou desde 2009 pelo Prefeito Claudemir Freitas e a Secretaria Municipal de Assistência Social toda Legislação necessária a garantia dos Direitos da Pessoa Idosa. O Município tem exatas 300 pessoas com 60 anos ou mais sendo 151 mulheres e 149 homens segundo o Censo do IBGE de 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Seju