• Conferência do Controle Social •
16 de novembro de 2011

Boa Esperança do Iguaçu esteve representada na 1ª Conferência Nacional do Controle Social - CONSOCIAL

O Município de Boa Esperança do Iguaçu esteve representado na 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL realizada a nível Regional no último dia 11 de novembro em Francisco Beltrão.

Durante todo o dia tendo como local o Auditório da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná em Francisco Beltrão acima de 250 conferencistas dos 42 Municípios do Sudoeste do Paraná ouviram palestras, debates e produziram propostas ligadas a Transparência e ao Controle Social e destas 20 foram aprovadas na grande plenária e seguem para a Conferência Estadual em Março de 2012 em Curitiba. E a Conferência Nacional acontece em maio de 2012 em Brasília.

A nível nacional a Conferência Sobre Transparência e Controle Social esta sob o comando da Controladoria-Geral da União – CGU e tem como principais objetivos a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. A Consocial opera em 04 eixos: Transparência, Engajamento da Sociedade, Combate à Corrupção e Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como Estâncias de Controle.

Já a nível estadual além de outras áreas a Conferência esta sendo organizada pela Secretaria de Controle Interno e a nível Regional foi Convocada pela AMSOP – Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná e realizada pela AMSOP com o apoio da ACAMSOP 13 e 14 – Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná e da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social – SEDS Escritório Regional de Francisco Beltrão registrou Mariluz Zanin Petry uma das responsáveis pela apresentação do evento.

De Boa Esperança do Iguaçu estiveram presentes 08 Conferencistas sendo do Poder Público e da Sociedade Civil representaram o Município Governo Municipal, Câmara de Vereadores e as Entidades as seguintes pessoas: Eliane Alberton, Loire Biavatti Francischini, Elizandro Florintino, Patrícia Braga, Nadir Romansilda Dreves, Francieli de Souza Andreis, Anéri Terezinha Vachin Cantelli e o Vereador Givanildo Trumi, sendo que o Município teve ainda 04 participantes indicados a Conferência Estadual em Curitiba. Dos 42 Municípios 28 Delegados Governamentais e não Governamentais irão defender as propostas da região em março de 2012 na Capital do Estado Curitiba.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Fotos da Secretaria da AM