• CMEI - Projeto Vovó na Escola •
26 de novembro de 2011

Direção do Centro de Educação Infantil Criança Esperança realiza Projeto Vovó na Escola em Boa Esperança do Iguaçu

A Direção, Equipe Pedagógica e os Professore da Turma do Jardim I do Centro Municipal de Educação Infantil de Boa Esperança do Iguaçu realizaram o Projeto Vovó na Escola.

Algumas avós dos alunos da turma jardim I foram convidadas a visitar a Escola e ensinar os alunos da turma a preparar diversos pratos que eram preparados com a presença dos alunos e após pronto era servido a todos, pé de moleque, panqueca de legumes, frango recheado, bolo de banana e outros bolinhos e rosquinhas após preparadas serviram como acompanhamento no café servido no lanche da criançada.

O Objetivo do Projeto que foi inclusive inscrito na 5ª Edição do Prêmio Mundo Melhor da UNISEP é trazer para a Escola as vovós, estreitando os laços com netos, ocupando o tempo muitas vezes ocioso das avós fazendo o que elas sabem como poucos que é a arte de cozinhas aquela comidinha da vovó que todos nós lembramos.

Outra iniciativa da Escola foi criar um espaço para plantio de mudas de diversos tipos de chá e temperos que após plantados com a presença e ajuda das crianças é passado ao neto ou neta a tarefa de cuidar, desenvolvendo assim a consciência de preservação e noções de responsabilidades e parcerias.

Quando da visita das vovós na Escola elas contaram fatos e histórias de suas vidas, como se vestiam, como e com o que brincavam, histórias de sua infância e principalmente como se alimentavam buscando resgatar e desenvolver o hábito da alimentação saudável, registrou a Diretora do Centro de Educação Infantil Iolene Dreves.

Tanto as crianças, quanto as avós receberam durante o trabalho aventais e tocas trabalhando assim noção de higiene no preparo dos alimentos e todos se divertiram com a iniciativa simples, más inédita na escola.

E ainda durante os trabalhos em uma roda de conversa e com a presença da Diretora de Meio Ambiente, Recursos Humanos e Turismo Loire Biavatti Francischini se trabalho com as crianças, vovós e equipe a questão da separação do lixo reciclável inclusive o produzido na escola e no projeto.