• Saúde na Escola - UNISEP •
01 de dezembro de 2011

Acima de 300 crianças foram atendidas pelo Projeto Saúde na Escola da UNISEP em Boa Esperança do Iguaçu

Foto da Enfermeira Jaqueline Cordeiro dos Santos
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou neste mês de novembro o Projeto Saúde da Escola em parceria com Acadêmicos e Equipes dos Cursos de Farmácia e Fisioterapia da União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP.

Acima de 300 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança e da Escola Municipal dos períodos da manhã e da tarde foram atendidas com diversos serviços oferecidos pelo Projeto registrou o Diretor de Saúde Evandro Luiz Cecato que disse ainda que a intenção é realizar essa ação ao menos 02 vezes no ano atendendo crianças da creche ao 5º ano.

Os alunos atendidos tiveram acesso ao exame de parasitóse (vermes), ao penteado (para detecção de ectoparistas (piolhos)), que foram realizados com o consentimento e autorização dos pais ou responsáveis e aquelas que apresentaram necessidade foi disponibilizado o medicamento anti-parasitário e o xampu para os devidos cuidados no couro cabeludo, registram as Enfermeiras Maira Adriane Chinazzo e Jaqueline Cordeiro dos Santos.

Foi feito ainda Avaliação Nutricional com verificação de altura e peso pela Nutricionista Deiziane Daniel do Hospital Pró Vida.

As crianças e adolescentes receberam ainda avaliação médica feita pelos Dr. Mário Inecco Jr. e André Octávio Nicolau Sanches ambos do serviço de saúde do Município que fizeram avaliação pulmonar, cardíaca e se necessário os devidos encaminhamentos será feito registrou o Prefeito Claudemir Freitas.

Já Leandro Guenka Professor Supervisor de Estágio do Curso de Fisioterapia da UNISEP na área da Ortopedia lembrou que 11 acadêmicos do 4º semestre do Curso estavam presentes e realizaram avaliação postural e resistência pulmonar de cada aluno, além do uso correto da mochila e o peso adequado.

Presente ainda a Cirurgiã Dentista do Município Giliane Cristina Cantelli avaliou a dentição e as crianças que levaram a escova dental tiveram a orientação para a escovação.

A Professora Coordenadora do Curso de Farmácia Letícia de Cássia Tavares Thiesen e a Professora Coordenadora do Projeto Romélia Gesser Mattei Ghedin parabenizaram o Município pela iniciativa e pelo investimento em saúde preventiva que vem fazendo, custeado exames e tratamentos, transporte e alimentação com recursos próprios, lembraram ainda que vieram do curso em torno de 25 acadêmicos para o trabalho e exames de parasitóse e pediculóse. Finalizaram dizendo que a infestação de parasitóse esta em 23% das crianças do Município e que a média nacional esta acima de 40% das nossas crianças infestadas, o projeto existe desde 2005 e é uma forma de retribuir a Comunidade o conhecimento da Universidade desde que haja interesse e contrapartida dos Municípios parceiros interessados.