• Posse Vice Prefeito Ervino •
06 de janeiro de 2012

O Vice Prefeito Ervino Alberton de Boa Esperança do Iguaçu tomou Posse pela 4ª vez e convocou reunião para discutir Estiagem

O Vice Prefeito Ervino Alberton de Boa Esperança do Iguaçu tomou posse no último dia 05 de janeiro e ficará no cargo pelos próximos 30 dias e esta é a 4ª vez que ele é o Prefeito em Exercício a frente do Poder Público Municipal nesta Legislatura.

Ervino Alberton é Ex Prefeito do Município da Legislatura 1997 a 2000 e também é Ex Vereador por 02 Legislaturas no Município de Dois Vizinhos pelo então Distrito de Boa Esperança do Iguaçu.

O Prefeito em Exercício convocou ainda reunião de emergência para tratar com Secretários, Diretores e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil a situação da estiagem no Município, conforme deliberação e orientação da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná - AMSOP.

Não chove conforme a normalidade para a época há 52 dias no Município comprometendo, agricultura, pecuária e outras fontes de renda da população.

A perda estimada já sendo levantada está acima de 50% de perdas para safra de soja, o milho com perda superior a 40% da produção, a produção de leite teve redução de acima de 35%, além de perdas nas plantações de fumo, melancia, horticultura e fruticultura e na qualidade do gado de corte criado no Município.

Há desabastecimento de água principalmente para o rebanho bovino e outros animais, esta sendo feito nesse momento a abertura de bebedouros e outros atendimentos ao produtor rural, registrou Valmor Tessaro Diretor de Agropecuária que estava na reunião acompanhado do Técnico Valmor Antonio Bittencourt e do Técnico do Instituto Emater no Município Valdisio Candido Moreira.

Já segundo o Diretor do Departamento de Viação e Obras Lauri Donida o Município esta tendo problemas também com diversos trechos de estradas que estavam cascalhadas e devido a seca tiveram o cascalho praticamente todo solto principalmente em trechos de uma obra de cascalhamento recém construído em mais de 20 km de estradas e em outros diversos pontos estamos com problemas disse ele.

Na reunião com a presença do Diretor de Operações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC Ademir Ribeiro, também participou o Presidente da Câmara Vereador Elvio Albino Biavatti que colocou a Câmara e todos os Senhores Vereadores a disposição do Executivo Municipal inclusive se necessário for a realização de Sessões Extraordinárias.

Presente ainda a Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo Loire Biavatti Francischini que manterá contato com a Sanepar para verificar a situação do abastecimento de água na cidade de Boa Esperança do Iguaçu, bem como com o IAP e Secretaria de Estado do Meio Ambiente entre outros e nesta sexta-feira 13 de janeiro será feito a Decretação do Estado de Emergência pelo Prefeito em Exercício.