• Parceria com a UTFPR - SISLEG •
06 de fevereiro de 2012

Meio Ambiente e Agricultura do Município de Boa Esperança do Iguaçu e UTFPR continuam parceria dos SISLEG em São Luiz do Iguaçu

Após Termo de Parceria celebrado entre o Município de Boa Esperança do Iguaçu através dos Departamentos de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo e do Departamento de Agropecuária e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus de Dois Vizinhos em maio de 2011, os trabalhos de criação dos SISLEG continuam e atendem proprietários rurais de São Luiz do Iguaçu, Nossa Senhora do Carmo e Linha Salvático.

O Prefeito Claudemir Freitas foi representado pelo Secretário de Administração Antonio Bianchini que esteve presente na reunião realizada na comunidade de São Luiz do Iguaçu e que reuniu também produtores proprietários de Nossa Senhora do Carmo e da Comunidade de Linha Salvático, e naquela ocasião se afirmava que nos próximos meses se iniciariam os trabalhos a campo o que aconteceu no mês de dezembro de 2011, relatou o Secretário.

Já Loire Biavatti Francischini Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo relatou que foram selecionados por sorteio entre os mais de 30 produtores presentes na reunião 03 titulares e 03 produtores suplentes, sendo atendidos com os trabalhos os seguintes produtores: Euclides Macedo, Ilgo Assman Sobrinho e Valtair Khun que já foram atendidos nesse momento com a criação dos SISLEG – Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanentes nas propriedades, foram escolhidos ainda 03 suplentes para caso houvesse desistência ou desacordo dos critérios estabelecidos para enquadramento no atendimento.

O Termo de Cooperação n. 4/2011 firmando entre o Município e a UTFPR em 27 de maio desse ano tem o aval do MEC Ministério da Educação – Governo Federal e foi publicado no Diário Oficial da União – DOU3 – Seção 3, em 31 de maio de 2011.

Na reunião com os proprietários na Comunidade de São Luiz do Iguaçu estavam presentes os professores da UTFPR Professora Dra. Maria Madalena Santos da Silva Sklarski, Professor Mestre Álvaro Boson de Castro Faria, Professora Mestre Fabiani Abatti Miranda e Jéssica Ramão.

Valmor Tessaro Diretor Municipal de Agropecuária relata ainda que nesta etapa serão atendidas 12 propriedades do Município, sendo 03 em cada uma das 04 regiões em que o Município foi dividido, ele relata ainda que todos serão atendidos e terão o SISLEG de sua propriedade criado sem nenhum custo pelos Acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal e equipe da UTFPR e com o apoio da Prefeitura Municipal e 03 produtores da região de Morro Azul, Linha Palmital e Colônia Rica já foram atendidos na 1ª etapa finalizou Valmor.