• Tardes de Campo - UTF-PR •
10 de fevereiro de 2012

Tarde de Campo em Boa Esperança do Iguaçu em Parceria com a UTF-PR sobre alimentação e manejo na Bovinocultura

Novilhas Jersey na Propriedade de Idalino Candiott
O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu em parceria com o Instituto Emater do Município e de Francisco Beltrão e juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus de Dois Vizinhos realizaram recentemente Tarde de Campo no Município na Propriedade do Sr. Idalino Neno Candiotto da Comunidade de Morro Azul.

Valmor Tessaro Diretor de Agropecuária e Valdisio Candido Moreira Técnico da Emater lembram que a iniciativa é da UTFPR e esta sendo realizada em diversos Municípios da região.

O Tema abordado pela Equipe da UTFPR e com palestra também do Técnico da Emater Regional Simão Flores trata de Tecnologias para Pecuária Leiteira Adaptadas às Pequenas Propriedades Rurais.

O evento contou com a presença de 30 participantes, entre eles, produtores de leite, acadêmicos, lideranças e representantes das entidades parceiras do município. Essa Tarde de Campo faz parte do projeto de Extensão Universitária denominado de Unidades Demonstrativas de Produção Leiteira (UDPL) no Sudoeste do Paraná.

Os Temas abordados foram os seguintes: Manejo alimentar de bezerras, fertilidade e manejo de pastagens de verão, aquecimento solar, alimentação de vacas em lactação, irrigação de pastagens e outras informações silvipastoril.

O projeto UDPL tem duração de cinco anos e as instituições envolvidas são: UTFPR-DV, Instituto EMATER, CRESOL, CLAF/SISCLAF e Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu.
Passado um ano de acompanhamento nesta UDPL e dentro de um processo de planejamento conjunto entre instituições e produtor, foram estabelecidos objetivos e metas a serem alcançadas no próximo ano, tais como: a diminuição de no mínimo 20% do custo de produção da atividade leiteira, por meio da produção de leite a base de pasto; arraçoamento individualizado das vacas e; utilização de silagem nos períodos de vazio forrageiro para o rebanho. Outro objetivo a ser atingido é a de produzir novilhas para reposição das vacas no plantel na propriedade a um custo de R$ 1.400,00; muito abaixo dos R$ 3.000,00 que é comercializado no mercado local quando na aquisição de novilha prenha para reposição do plantel.
O projeto de Unidades Demonstrativas de Produção Leiteira - UDPL busca a sustentabilidade da produção de leite em pequenas propriedades rurais, pois valoriza os recursos existentes na propriedade do produtor, este é certamente um grande projeto para um Município agrícola como o nosso disse o Prefeito Claudemir Freitas que no encontro foi Representado pelo Secretário de Administração Antonio Bianchini.