• Visita à Unidade do Exército •
16 de fevereiro de 2012

Secretários das 27 Juntas do Serviço Militar da 33ª Delegacia visitaram o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Francisco Beltrão

Secretários das 27 JSM – Juntas do Serviço Militar da 33ª Delegacia do Serviço Militar de Francisco Beltrão visitaram recentemente a Unidade Militar do Exército Brasileiro no 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Francisco Beltrão acompanhados pelo Delegado Chefe da 33ª Delegacia Capitão Adalmir da Silva e do Secretário Auxiliar da Delegacia Altamir Rohden.

Durante a visita as instalações da Unidade Militar o Comandante do Esquadrão Major Alexandre Carrion agradeceu a presença de todos durante a formatura dos militares e lembrou da importância do trabalho de cada um dos Secretários de Junta do Serviço Militar que são os representantes do Exército Brasileiro em seus Municípios juntamente com seus Prefeitos que são os Presidentes das Juntas do Serviço Militar.

Após a solenidade militar de formatura os Secretários assistiram palestra apresentada pelo Relações Públicas do 16º Esquadrão Tenente Tiago Peters e em seguida antes de almoçarem no Clube Militar do Esquadrão os Secretários conheceram a organização militar e o material e armamento utilizado pelo Esquadrão.

Estavam presentes durante a visita e solenidade de formatura do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada os Secretários das seguintes Juntas do Serviço Militar: Boa Esperança do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ampére, Barracão, Capanema, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Marmeleiro, Pérola do Oeste, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, São Jorge do Oeste, Santa Izabel do Oeste, Verê, Pranchita, Nova Prata do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Nova Esperança do Sudoeste, Cruzeiro do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bela Vista da Caroba e Manfrinópolis.

Atualmente o Major Alexandre Carrion deixou o Comando do 16º Esquadrão onde estava desde janeiro de 2010 e esta em unidade do exército no Rio de Janeiro e assumiu o Comando o Capitão Gustavo Daniel Coutinho Nascimento.

O Major lembrou ainda que com a mudança da 15ª Brigada Militar de Cascavel de Infantaria Motorizada para Mecanizada as unidades serão ampliadas e se prevê inclusive a criação de um no regimento que poderá ser em Francisco Beltrão. Recentemente na troca de Comando o General Ájax Porto Pinheiro Comandante da Brigada de Cascavel confirmou a criação do regimento e a possibilidade de ser instalado em Francisco Beltrão.

Há possibilidade ainda de o 16º Esquadrão ser transformado em um regimento, igual a unidade de São Miguel do Oeste em Santa Catarina e a diferença entre o Esquadrão atual e um regimento passaria de um batalhão como tem hoje para 04 batalhões, já o General Ájax disse que triplicaria o número atual de 250 para 750 militares na unidade e o aproveitamento dos jovens alistados nos Municípios serão também muito maior do que os números atuais de jovens que são dispensados do serviço militar.

O General lembrou ainda sobre o aporte de recursos que passariam a girar com a mudança do Esquadrão para Regimento que é de em torno de seis milhões de reais.

Estava planejado uma visita semelhante a esta ao 16º Esquadrão de Francisco Beltrão pelos Prefeitos neste mês de fevereiro e por orientação da 15ª CSM de Curitiba a visita foi adiada para nova data a ser marcada.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Assessoria do 16º Esquadr